Cabelos

Veja dicas e produtos para estimular o crescimento do cabelo

Por Redação Doutíssima 25/07/2015

O seu cabelo demora a crescer? Saiba que isso pode ser resultado de um conjunto de vários fatores: o cuidado com os fios e até mesmo a alimentação podem estar influenciando na forma como suas madeixas se desenvolvem. A boa notícia é que há truques que estimulam o crescimento do cabelo.

Inicialmente, para verificar a saúde do seus fios, é preciso notar quando eles não estão crescendo da forma adequada. De acordo com Carlos Samy, hair stylist e especialista em scalp care do Studio Über (SP), a média de crescimento dos fios é de, aproximadamente, um centímetro por mês. Por isso, se suas madeixas ficam abaixo desse padrão, algo pode estar errado.

crescimento do cabelo

Alguns cuidados diários ajudam a estimular o crescimento do cabelo. Foto: iStock, Getty Images

 

Alimentação x crescimento do cabelo

De acordo com o especialista, há certos hábitos nocivos que podem prejudicar o crescimento do cabelo. A alimentação inadequada está entre os principais. “Certos nutrientes são essenciais à saúde dos fios. O baixo consumo de proteínas, vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho e à quebra, o que vai acabar interferindo no crescimento”, enfatiza ele.

Saiba, também, que a ingestão de água é tão necessária quanto a alimentação. “Para levar os nutrientes até o bulbo capilar, é fundamental beber bastante água”, explica Samy. Por isso, vale a pena seguir a dica dos nutricionistas e ingerir, no mínimo, dois litros de água diariamente.

Mas, afinal, quais são os alimentos que devem ser incluídos no cardápio para estimular o crescimento do cabelo? “Cerca de 98% da composição do fio consiste em proteínas, por isso é importância manter uma alimentação que inclua este nutriente”, esclarece o especialista.

Samy cita alguns desses alimentos. “O consumo de peixes ricos em ácidos graxos, vitamina D e E e ômega três proporcionam o crescimento saudável dos fios e são essenciais para manter a saúde do couro cabeludo. Cenoura , beterraba , laranja e hortaliças escuras também são alimentos ricos em betacaroteno para estimular os fios”, acrescenta.

E a lista não para por aí. “Iogurte e frutas, arroz integral e ovos ricos em biotina e vitamina B ajudam a evitar a quebra e queda excessiva do cabelo. As carnes, que são fonte de proteína, também são indicadas”, expõe o expert.

Entre os vilões do crescimento saudável dos fios, estão o açúcar, o carboidrato refinado (presente em massas e pães brancos) e o álcool. “Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios. Isso pode ter efeito negativo sobre os folículos capilares”, alerta.

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

Produtos estimulam o crescimento do cabelo

Há dezenas de produtos no mercado que ajudam no crescimento do cabelo”, garante Samy. Condicionantes e óleos podem auxiliar na conquista de fios mais fortificados e hidratados, contribuindo para o desenvolvimento das madeixas e reestruturando a saúde capilar.

Mas, de acordo com o especialista, o elemento que faz toda a diferença é o shampoo. “Na minha opinião, é fundamental escolher o produto correto para o seu tipo de cabelo, com o intuito de garantir o crescimento natural”, opina.

Ele compartilha, também, uma dica final para acertar no uso do shampoo. “Antes de lavar os cabelos, escove os fios suavemente várias vezes e massageie o couro cabeludo. Aplique o shampoo diluído meio a meio com água”, finaliza.

Gostou das dicas para estimular o crescimento da cabelo? Deixe um comentário!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!