Não são apenas as mulheres que têm problemas com os cabelos indisciplinados: o frizz masculino também pode ser um problema para muitos homens. Mas assim como o feminino, o frizz nos homens pode ser amenizado com alguns cuidados bem práticos.

Por que o frizz masculino ocorre?

Um dos ingredientes que compõem os fios é a queratina, uma proteína que está presente na cutícula do cabelo, e que serve para protegê-la de agentes externos. Os homens não usam normalmente produtos que repõem essa defesa natural do cabelo e assim, podem sofrer a abertura das cutículas, gerando mais atrito entre as fibras de cabelo, resultando no frizz masculino.

frizz-masculino
Fios rebeldes do frizz masculino podem ser controlados com alguns truques. Foto: Shutterstock

8 truques para eliminar o frizz masculino

1. Não escovar o cabelo seco: se há uma dica repetida por quase todos os especialistas, é esta. Evite escovar o cabelo depois que ele estiver seco. Escovar não só rompe a cutícula do seu cabelo, como também pode esticá-lo, levando à ruptura. Por isso, para não ter o frizz masculino, coloque um creme anti-frizz para facilitar o deslizamento da escova.

2. Penteie o cabelo seco com os dedos molhados: se você não deve escovar, o que você pode fazer para pentear as os cabelos? Use dos dedos molhados para devolver a umidade aos fios, controlando o frizz.

3. Domando o frizz masculino: dilua um pouco de condicionador e, em seguida, usando as mãos, aplique apenas as pontas dos cabelos.

4. Olhe para a proteína em seu condicionador: um condicionador rico em proteínas irá gerenciar tanto o frizz, como ajudar a deixar o cabelo com mais brilho.

5. Evite processos químicos: assim como as mulheres, muitos homens usam relaxantes e alisantes, porém, estes processos podem deixar o cabelo mais quebradiço e gerar frizz.

6. Escolha uma escova de cerdas naturais: o metal ou o plástico podem transportar eletricidade. E assim, resultar no frizz masculino.

7. Lave o cabelo com água fria: isso manterá a cutícula fechada e irá deixar o seu cabelo longe do frizz.

8. Evite atritos: quando for secar o cabelo com a toalha, nunca esfregue, sempre envolva seu cabelo e esprema o excesso de água.

Receitas caseiras contra o frizz

Muitas mulheres têm vários cuidados para controlar o frizz, e o principal deles é a hidratação. Se você sofre com o frizz masculino, veja duas opções de receitas caseiras para controlá-lo:

Receita anti-frizz no cabelo seco: em uma tigela misture meia xícara de maionese com abacate. Aplique em todo cabelo e deixe por 20 minutos e enxágue.

Creme anti-frizz caseiro: coloque em banho-maria 1 xícara de óleo de coco e 1 xícara de óleo de abacate. Quando tiver derretido, misture por 1 minuto. Em seguida, retire do fogo, coloque a mistura em uma tigela de metal e deixe descansar por alguns segundos.

Coloque um pouco de gelo em outro recipiente e cubra toalha fina e deixe o óleo por cima. Quando estiver completamente frio, coloque em um recipiente com tampa e você tem o seu creme anti-frizz.

O uso de um leave-in no cabelo masculino também pode ajudar a reduzir o frizz:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA