Dica do Nutricionista

Sucos emagrecedores: veja opções que ajudam a perder peso

Por Redação Doutíssima 27/07/2015

Um dos maiores aliados na luta contra a perda de peso é o suco. Geralmente preparado com frutas e verduras de baixo valor calórico, é uma opção bem interessante para quem quer reduzir o número indicado na balança. Mas os sucos emagrecedores não agem sozinhos e não fazem milagres.

 

Muitos pensam que os sucos emagrecedores têm esse poder por causa de seu estado líquido. No entanto, o que mais conta no preparo da bebida é o valor calórico do alimento que é utilizado para o seu preparo e não a forma líquida como ela se apresenta, como explica a nutricionista Eliana Cremonese.

sucos emagrecedores

Sucos podem potencializar a perda de peso, mas não devem substituir as refeições. Foto: iStock, Getty Images

Para quem quer perder peso, os sucos emagrecedores mais indicados por Eliana são os que são preparados com frutas ácidas. Assim, dê preferência a abacaxi, maçã, laranja e limão.

Os sucos também podem ser preparados com  vegetais ricos em fibras, a exemplo de couve, salsinha, cenoura, beterraba e alimentos termogênicos, aqueles que elevam a temperatura corporal e aumentam a queima de energia, como o gengibre, linhaça e canela em pó.

Uma boa dica, de acordo com Eliana, é preparar o suco com água gelada, pois o organismo gasta energia para elevar a temperatura considerada adequada para o corpo (em torno de 36 a 37 ºC), auxiliando, assim, no emagrecimento.

Sucos emagrecedores devem ser naturais

Mas preste atenção, já foi dito que os chamados sucos emagrecedores não têm poder de fazer emagrecer por si só, mas agem como potencializadores do processo de perda de peso. No entanto, os sucos devem ser naturais. Fique longe dos industrializados.

“Os sucos de caixinha e industrializados não são uma boa opção para quem quer emagrecer, pois eles têm maior valor calórico, excesso de corantes, aroma e de sódio, e não possuem as mesmas quantidades de nutrientes que um suco preparado na hora”, alerta a nutricionista.

 

Além disso, ao preparar seus sucos, não coe, pois as fibras dos ingredientes utilizados auxiliam no funcionamento intestinal e numa liberação mais lenta de energia no corpo, evitando assim a sensação de fome.

Mas muitas pessoas têm dificuldades em ingerir o suco sem coar. Assim, Eliana indica preparar o suco com as frutas, legumes ou verduras, coar, acrescentar uma colher de linhaça, bater novamente e então ingerir.

 

Há quem acredite que se incluir um suco com baixo valor calórico, rico em fibras e vegetais na dieta, poderá exagerar nas refeições. Ou seja, de nada adianta consumir os sucos emagrecedores e fazer refeições com alimentos gordurosos, muito calóricos e pouco nutritivos. O importante é o equilíbrio.

Dicas de sucos emagrecedores

Os sucos têm alto poder diurético, são nutritivos e energizantes, porém é importante ressaltar que eles não substituem o café da manhã, o almoço e o jantar. Pessoas com distúrbios gástricos devem ingerir com moderação, pois os ingredientes contidos na bebida podem agravar o problema.

Acompanhe, a seguir, duas dicas de preparo de sucos que podem ser fortes aliados na perda de peso:

1. Suco para evitar o inchaço

sucos emagrecedores

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

 

– 1 copo médio de água de coco

– 1 fatia grossa de limão

– 4 colheres de sopa de couve crua

– 1 colher de sopa de hortelã

– 1 colher de sopa de salsa

– 1 colher de sopa de limão

– 3 cubos de gelo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba gelado.

 

2. Suco para perder gorduras de cenoura com maçã

sucos emagrecedores

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

– 300ml de água de coco

– 1 cenoura média

– 1 maçã

– 5 rodelas de pepino

– 1 colher de sopa de Chia

– 1 folha de couve

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador. Beba sem coar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!