Receitas

Sopa que emagrece: aprenda a preparar uma receita saudável

Por Redação Doutíssima 28/07/2015

O uso de sopas em dietas é muito comum, por serem ricas em vitaminas e minerais, fibras e água. Quem não ouviu falar de dietas mirabolantes? Mas sem uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, qualquer regime pode ser comprometido. Saiba como preparar uma sopa que emagrece sem cair em ciladas.

De acordo com Sarah Winck Almeida, mestre em Nutrição e Alimentos e professora do curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), as sopas trazem vitaminas e minerais fundamentais para o corpo, além da água, que combate a desidratação, auxilia no funcionamento dos rins e diminui o colesterol.

Dependendo da composição da sopa, completa a nutricionista, elas também emagrecem por possuírem baixo valor calórico e fibras, que auxiliam na diminuição do colesterol e da glicose sanguínea, além de melhorar a função intestinal.

Sopa que emagrece

Escolha de ingredientes é essencial para deixar a sopa saudável e com poucas calorias. Foto: iStock, Getty Images

 

Como preparar uma sopa que emagrece

Para acertar no preparo de uma sopa que emagrece, mas que também tenha sabor, a nutricionista recomenda investir no caldo. “Utilize vegetais variados, como brócolis e couve-flor. Quanto mais coloridos forem os vegetais, mais vitaminas e minerais terá a sopa”, explica Sarah. Também deve ser incluída uma carne como proteína.

Receita de sopa de couve flor

Ingredientes:

– 1 couve-flor média

– 1 cebola média

– 3 dentes de alho

– ½ litro de água

– sal

– azeite

Modo de preparo:

Lave bem a couve-flor. Pique a cebola o alho e corte a couve em pedacinhos. Coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho. Junte a couve-flor e deixe refogar os ingredientes. Acrescente água e cozinhe em fogo alto. Lembre que o sal é a gosto, mas acrescenta sódio à sopa. A couve-flor também pode ser substituída por brócolis.

Depois de pronto o caldo, acrescenta-se outros ingredientes como vegetais ou carnes para que a sopa fique da forma mais personalizada possível. A professora lembra que algumas propriedades nutricionais dos vegetais podem se perder durante o cozimento, por isso o tempo para determinados tipos é determinante para mantê-las.

Raízes como aipim e tubérculos como a batata dão mais sabor e conferem uma textura mais cremosa à sopa, mas também aumentam as calorias, pois são fonte de amido, ou seja, carboidrato. Por isso, se o seu objetivo é uma sopa que emagrece, pense bem antes de incluir na receita.

Como não errar em uma sopa que emagrece

Uma sopa que emagrece pode ter carne, o que não se deve fazer é carregar na gordura durante o preparo, assim vão aumentar as calorias da sopa. Uma opção interessante são carnes magras como músculo e miolo de paleta. “Essas carnes são ótimas para o preparo de sopas nutritivas, contribuem para o teor proteico, assim como ovo cozido”, diz Sarah.

Utilizando vegetais com baixo teor de amido e carnes magras o resultado será uma sopa que emagrece, por ter baixa caloria e ainda ser, rica em minerais, vitaminas, antioxidantes e proteínas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!