Nutrição > Receitas

Aprenda a preparar um delicioso bolo de fubá vegano

Por Redação Fortíssima 17/06/2016

Encontrar pratos livros de ingredientes de origem animal nem sempre é uma tarefa fácil. Pouco acessíveis e com preços mais elevados, comparar as opções prontas pode não ser o melhor caminho. Por isso, preparar receitas em casa, que adaptam pratos comuns, é a pedida certa. Que tal aprender como se faz um de bolo de fubá vegano?

Sem lácteos, ovos  ou açúcar, a opção traz ingredientes que substituem os tradicionais, mas sem perder no sabor e textura. A família inteira vai se deliciar.

Bolo de fubá vegano

A receita é uma opção deliciosa até para quem não é vegano. Foto: iStock, Getty Images

Receita de bolo de fubá vegano

Essa opção de bolo de fubá vegano utiliza xylitol, um adoçante natural que está presente em diversas frutas, legumes e plantas. Ele evita cáries, tem o mesmo poder de adoçar do açúcar branco e apenas 1/3 das calorias. Para quem achar a alternativa cara, também há a opção de substituir por açúcares mais saudáveis.

Além do açúcar, a receita também não leva ovos, leite e glúten. Uma das opções para substituir o ovo é o psyllium, uma fibra em flocos ou em pó que não tem gosto e não deixa cor. Ele auxilia na liga da massa e agrega nutrientes, enriquecendo o preparo e diminuindo a carga glicêmica. Já a adição de vinagre de maçã ajuda o bolo a crescer e ficar macio.

Ingredientes

½ xícara de fubá (prefira o orgânico)

½ xícara de farinha de oleaginosas ou de coco

1 colher de sopa de psyllium (pode substituir por farinha de linhaça ou de chia)

1 xícara de leite de coco

¼ de xícara de xylitol (pode substituir por qualquer outra opção de açúcar mais saudável, como demerara, mascavo ou de coco)

2 colheres de sopa de óleo de coco (pode substituir por outro óleo vegetal, como de palma ou girassol)

1 colher de chá de vinagre de maçã

1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo

Para preparar o bolo de fubá vegano, misture todos os ingredientes secos, menos o fermento. Adicione o óleo de coco e o leite vegetal aos poucos, até formar uma textura cremosa. Por fim, adicione o vinagre de maçã, o fermento e misture bem. Despeje a massa em forma pequena untada ou em forminhas de cupcake. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 20 a 30 minutos.

Outras receitas de bolos veganos

Além do bolo de fubá vegano, que tal conhecer outra opção deliciosa, fácil de preparar e sem ingredientes de origem animal? É a sua chance de variar no lanche sem perder o sabor. 

Bolo de chocolate vegano

Ingredientes

1 ½ xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá de sal

¼ de xícara de cacau em pó puro

¾ de xícara de açúcar mascavo

1 xícara de água ou qualquer leite vegetal

⅓ de xícara de óleo vegetal

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 colher de chá de vinagre

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture bem os ingredientes secos e, em seguida, adicione todos os líquidos de uma vez. Mexa até a massa ficar homogênea e coloque numa assadeira untada com cacau. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até o bolo passar no teste do palito. Pronto, é só saborear.

E aí, o que achou da receita de bolo de fubá vegano? Deixe o seu comentário!