Receitas

Chá diurético: saiba como consumir e quais opções são indicadas

Por Redação Doutíssima 29/07/2015

Quando líquidos se acumulam no organismo, o corpo parece inchado, surgem dores de cabeça, a pressão sobe e a pessoa fica mais irritada. Para combater a retenção e suas consequências, o chá diurético funciona como uma espécie de desintoxicante feito com base natural, usando ervas e água.

 

Hibisco, carqueja e as variações do chá verde são os principais diuréticos disponíveis no mercado. Além disso, seu preparo é rápido e pode ser feito a qualquer momento do dia. Conheça quais os efeitos do chá diurético e como ele pode ajudar seu estilo de vida a ser mais saudável.

cha diuretico

Alguns chás são utilizados para eliminar as toxinas presentes no organismo. Foto: iStock, Getty Images

 

Água e ervas compõem o chá diurético

Qualquer chá tem como base de infusão a água. Essa substância possibilita o funcionamento correto do corpo, hidratando e refrescando o organismo. Apenas com o consumo dela é possível combater infecções e transportar minerais importantes para fortalecer o sistema imunológico.

 

Na Universidade Virgínia Tech, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que a água combate a retenção de líquidos e ajuda no processo de emagrecimento, sendo considerada o principal diurético existente. De acordo com os pesquisadores, beber de dois a três copos antes das refeições contribui para o controle de apetite.

 

Combinada a ervas como a Camellia sinensis, a carqueja e o hibisco, a água aumenta seu potencial diurético, eliminando as toxinas que se acumulam no organismo. Assim, essas substâncias prejudiciais à saúde saem pelo suor e, principalmente, pela urina. Além disso, as fezes amolecem e a evacuação é facilitada.

 

O chá diurético ajuda a manter o corpo nutrido sem excessos. Como o líquido é necessário para o transporte de nutrientes na corrente sanguínea, deve ser eliminado aos poucos. As ervas possibilitam absorver o teor nutritivo dos alimentos e excretar as toxinas, combatendo a retenção e inchaço.

 

Escolha seu chá diurético preferido

Além do chá diurético, é importante ter uma dieta equilibrada, com pouca ingestão de sódio para que o corpo se mantenha limpo. Além disso, a prática regular de exercícios físicos ajuda a deixar o organismo em pleno funcionamento.

 

Esse tipo de chá age no sistema linfático, auxiliando o trabalho dos rins na filtragem das impurezas. É dessa forma que as toxinas são eliminadas, principalmente pela urina, dando sensação de leveza e redução de inchaço.

 

1. Chá de carqueja

A carqueja é uma planta que dá origem a um chá eficaz na eliminação de toxinas do corpo. Foto: Shutterstock

A carqueja é uma planta que dá origem a um chá eficaz na eliminação de toxinas do corpo. Foto: Shutterstock

Com gosto bastante amargo, a carqueja é muito utilizada para eliminar o excesso de líquido do corpo. Para a infusão, utilizam-se as hastes da planta.

 

Seu potencial laxante e diurético impulsiona o organismo a trabalhar na limpeza das toxinas, contribuindo também para o emagrecimento. Deve ser tomado sempre com cuidado para não exagerar. Duas xícaras por dia são suficientes.

 

2. Chá de hibisco

Consumo moderado do chá de hibisco no dia a dia pode promover queima de gordura corporal. Foto: Shutterstock

Consumo do chá de hibisco no dia a dia pode promover queima de gordura corporal. Foto: Shutterstock

Muito se tem utilizado esse chá para emagrecer. Como acelera o metabolismo, acaba ajudando na queima de gordura. O hibisco é famoso por facilitar a redução de peso, mas também merece atenção na hora do consumo, que deve ser bem dosado.

 

3. Chá verde, branco e preto

O chá verde é conhecido por seu potencial diurético, combatendo a retenção de líquidos. Foto: Shutterstock

O chá verde é conhecido por seu potencial diurético, combatendo a retenção de líquidos. Foto: Shutterstock

O mais famoso chá diurético é o verde, feito com a mesma planta que o branco e o preto. A diferença está no cultivo, na colheita, no preparo e cuidado com as folhas.

 

O branco é produzido com as folhas jovens, o verde tem leve oxidação e o preto é bem oxidado. No entanto, para ajudar no combate à retenção, os três são eficientes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!