Maquiagem

Primer suaviza linhas de expressão: veja função de cada cor

Por Redação Doutíssima 02/08/2015

A elaboração de qualquer maquiagem começa com a preparação da pele. Para isso, há um produto em especial que promete ajudar a deixar a epiderme mais bonita, suavizando as linhas de expressão e fixando o make por mais tempo: o primer. Mesmo que discreto, o cosmético faz toda a diferença no resultado final.

 

O makeup artist Geff Garcia esclarece melhor a função desse cosmético. “Ele deve ser aplicado antes de qualquer outro produto, para fixar bem o make e deixar a pele mais aveludada. Pode ser escolhido de acordo com a necessidade da pessoa: há alguns que ajudam a evitar oleosidade ou que hidratam, por exemplo. É como um creme”, destaca.

primer

Cosmético que ajuda a fixar produtos de maquiagem pode amenizar manchas na pele. Foto: iStock, Getty Images

 

Aprenda a usar o primer

O produto deve ser utilizado, sempre, antes do restante da maquiagem. Portanto, ao longo do dia, não é necessário reaplicar o cosmético. Investindo nele antes de sair de casa, a maquiagem certamente já terá uma maior durabilidade.

Você pode aplicar o produto por toda a extensão do rosto para, somente depois, iniciar a aplicação da base e do pó translúcido. O ideal é escolher um primer adequado ao seu tipo de pele. “Quem possui tendência à oleosidade, por exemplo, pode optar por um produto com efeito matte”, lembra Geff.

Segundo ele, as brasileiras que sofrem com a oleosidade devem investir em produtos oil free – sem óleo – desde o primer até os demais cosméticos envolvidos na maquiagem. Os componentes vão ajudar a deixar a pele lisinha e com um aspecto mais seco, na medida certa.

Além disso, o especialista em make conta com uma dica para quem está querendo arrasar na produção. “Antes do primer, vale a pena borrifar uma água termal no rosto. Ela ajuda a nutrir os poros e deixar a pele mais hidratada. Especialmente quem busca um make mais natural, deve focar muito na hidratação”, enfatiza.

Primer colorido?

As cores têm um papel cada vez mais importante na maquiagem. E acredite: não é só para dar vida ao make, mas também para preparar melhor a pele, esconder imperfeições e neutralizar tons no rosto. Tudo começou com a onda dos corretivos coloridos.

A lógica dos cosméticos coloridos é baseada na filosofia de funcionalidade do círculo cromático de cores opostas. “Assim, você usa um lilás para esconder manchas amarronzadas no rosto, verde para atenuar manchas vermelhas de espinhas,  amarelo para as olheiras roxas e  vermelho para peles negras”, salienta Geff.

Depois dos corretivos, algumas marcas de cosméticos decidiram investir em linhas de primers coloridos, com a mesma funcionalidade: uniformizar bem a pele e neutralizar os tons que prejudicam o resultado do make. A função de cada cor é a mesma usada no caso do corretivo.

Mas para assegurar que o make não ficará borrado ou com um aspecto inacabado, é sempre importante completar a aplicação com um produto na mesma tonalidade de sua pele. “É bom finalizar com um produto no seu tom, para neutralizar bem a cor de fundo”, complementa Geff.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!