Dica do Nutricionista

Vagem tem propriedades que ajudam a manter a forma

Por Redação Doutíssima 02/08/2015

Incluir alimentos saudáveis no cardápio é uma medida necessária para quem deseja manter a forma e a saúde em dia. Por isso, a vagem é uma planta que merece ser incorporada na alimentação, garantindo uma série de benefícios à saúde.

 

Originária das Américas, a vagem foi levada à Europa e Ásia após a chegada dos colonizadores europeus. Ao redor do mundo, a cultura do cultivo e do consumo desse alimento como hortaliça se espalhou rapidamente, abrindo espaço para a comercialização de diferentes tipos de vagens.

vagem

Consumo de vagens no dia a dia pode melhorar o funcionamento do intestino. Foto: iStock, Getty Images

 

Conheça os benefícios nutritivos da vagem

A nutricionista Rafaela Cremonese destaca que a vagem apresenta quantidades significativas de fibras, ácido fólico, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo em sua composição.

“Alguns desses elementos auxiliam na melhora do funcionamento do intestino e outros processos gastrointestinais. Ajudam, também, na prevenção da diabetes, já que as fibras regulam a quantidade de açúcar no sangue”, esclarece.

De acordo com Rafaela, esse alimento é um poderoso antioxidante natural, combatendo o envelhecimento precoce da pele. Ele contém luteína, uma substância que, segundo estudos realizados, representa um grande aliado no combate aos radicais livres.

“Além de fazer bem para a pele, a luteína ajuda na prevenção de uma série de doenças crônicas e degenerativas, como câncer e catarata”, acrescenta. Por isso, segundo a nutricionista, esse alimento pode ser consumido diariamente, em favor da saúde.

Ainda assim, são necessários alguns cuidados. “O ideal é manter a alimentação variada.  Quanto mais colorido o prato, mais nutritivo ele será. Uma cardápio saudável deve conter os três quesitos básicos: quantidade, variedade e qualidade”, pontua a especialista.

A partir desta lógica, ela sugere o consumo de vagens cerca de três vezes por semana, sempre variando no modo de preparo. “Até para não enjoar do alimento”, ressalta. Além disso, a nutricionista chama atenção para algumas condições que desfavorecem o consumo da planta.  

“Pacientes em hemodiálise devem restringir a ingestão do alimento, pois ele contém um alto índice de potássio”, adverte Rafaela. Especialmente porque no quadro de insuficiência real crônica (IRC), os rins reduzem a capacidade de excreção de potássio. Assim, uma alta ingestão do alimento poderia diminuir a força muscular.  

 

vagem 

Conheça tipos de vagem

Para variar no consumo dessa planta, é interessante conhecer as principais formas de cultivo do alimento. Veja, abaixo, algumas informações fornecidas pela nutricionista em relação aos tipos de vagens:


1. Manteiga

 

Comprida e larga, ela tem em média dois centímetros de largura por 15 de comprimento. Não é muito grossa, possui uma cor verde-esbranquiçado e um fio fibroso extenso nas laterais.

2. Comum

Apresenta forma roliça e cor verde mais escuro que a vagem-manteiga. Quando colhida no tempo certo, não tem fibra dos lados e, portanto, pode ser melhor aproveitada.

3. Metro

É mais roliça que a comum, possui cor verde intensa e espessura fina. Contém vitamina A, indispensável para a boa visão, saúde da pele e defesa do organismo e vitamina C, importante contra processos infecciosos e aumento da resistência.

Apresenta também cálcio, fósforo e ferro, minerais essenciais à manutenção do organismo. Cem gramas de vagem fornecem 36 calorias.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!