Especialidades

Masturbação masculina: conheça os mitos e verdades a respeito

Por Redação Doutíssima 04/08/2015

Relaxamento corporal e sono de qualidade são benefícios proporcionados pela masturbação masculina. Segundo pesquisas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, o ato libera substâncias como a oxitocina e a endorfina, que provocam bem-estar e melhora do humor.

 

Homens que dormem logo após se masturbarem também têm sono melhor, já que a prática alivia as tensões e ajuda o corpo a descansar. No entanto, como tudo em excesso faz mal, nem sempre a masturbação masculina é boa. Saiba até quando ela é saudável.

masturbacao masculina

A masturbação é uma prática que ajuda a pessoa a descobrir zonas de excitação. Foto: iStock, Getty Image

 

Verdades sobre masturbação masculina

Principal maneira de conhecer o próprio corpo e suas formas de sentir prazer, a masturbação masculina não faz mal naturalmente. Ela possibilita descobrir as zonas de excitação e é o mecanismo inicial da vida sexual. Geralmente, aprende-se a praticá-la sozinho, ao se tocar e estimular o pênis.

 

1.  Masturbação não faz mal

 

Sem idade para começar, ela é a fonte dos primeiros orgasmos, que preparam o homem para a relação a dois. No entanto, não é uma obrigação se masturbar.

 

Alguns meninos simplesmente precisam sentir o prazer com outra pessoa para atingir o gozo. Sexo independe de regras e, por isso, quando praticada para fins de experimentação sexual e sem exageros, a masturbação não traz malefícios.

 

2. Higiene previne infecções

 

Manter a região genital limpa é fundamental para evitar inflamações, infecções e outras doenças. No entanto, evite produtos germicidas e bactericidas, que podem destruir a proteção natural da pele na região. Prefira sabonete neutro e água.

 

3. Camisinha é desnecessária para se masturbar

 

Se o pênis e a região íntima estiverem limpos, o preservativo é totalmente dispensável para a masturbação masculina. Quando bem lubrificado, o órgão só precisa do estímulo das mãos para chegar ao orgasmo.

 

4. Lubrificante ajuda nos movimentos

 

O próprio corpo libera secreções e lubrificação natural no momento da excitação. Alguns meninos também não sentem necessidade de molhar o pênis para se masturbarem. A lubrificação é opcional, mas ajuda no movimento das mãos sobre o órgão, além de evitar lesões.

 

Mitos da masturbação masculina

Nem tudo que se fala a respeito da masturbação masculina é verdade. Confira três mitos comuns sobre o assunto.

 

1. Masturbação faz perder a virgindade

 

Virgindade significa nunca ter estabelecido uma relação sexual com outra pessoa, ou seja, é impossível deixar de ser virgem apenas se masturbando. No caso das mulheres, elas podem romper o hímen ao se masturbarem, mas isso não é critério para dizer que elas já experimentaram sexo com um homem.

 

2. Pênis de quem se masturba com frequência é maior

 

As características físicas são determinadas por questões biológicas e fatores genéticos. No próprio momento intrauterino e pós-parto, o menino passa por estímulos hormonais e recebe nutrientes que vão definir o desenvolvimento dos órgãos sexuais.

 

Desde a concepção até a adolescência, o tamanho do pênis depende da saúde masculina, e não do quanto ele se masturba.

 

3. Masturbação causa doenças sexualmente transmissíveis

 

Essa ideia não é totalmente mentira nem verdade. Quando a masturbação é feita a dois, é possível que os fluidos que saem dos órgãos genitais estejam contaminados e transmitam a doença para o outro. Não é necessariamente a penetração que vai disseminar uma DST, basta o contato físico. No entanto, quando é feita sozinha, não há motivo para preocupação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!