Clínica Geral

Saiba qual a importância e como cuidar da saúde corretamente

Por Redação Doutíssima 05/08/2015

Cuidar da saúde, em qualquer idade, deve ser prioridade para uma vida longa e de qualidade. Em 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde, data usada para reforçar o carinho com a vida.

 

Como cuidar da saúde na infância

Nos primeiros anos de vida, o ato de cuidar da saúde é de responsabilidade maior ou total dos pais e responsáveis. Desde a gravidez, é feito o acompanhamento pré-natal, onde mamãe e bebê são avaliados para identificar se há algum risco iminente de problemas.

cuidar da saude

Atividade física e alimentação balanceada são cuidados essenciais à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Ao nascer, testes como o do pezinho e da orelhinha servem para identificar doenças existentes ou a predisposição para alguns problemas de saúde. Em seguida, a atenção em cuidar da saúde das crianças é voltada para o calendário de vacinação, que deve ser seguido até a vida adulta.

As vacinas previnem o aparecimento de doenças graves – e até fatais – em crianças, enquanto seu desenvolvimento ainda não permite que o corpo combata algumas situações. É fundamental que pais e cuidadores façam o acompanhamento do calendário corretamente.

Cuidar da saúde na juventude pode ser simples

Segundo o Chefe do Serviço de Emergência do Hospital Santa Casa de Porto Alegre, Leonardo Martins Fernandez, a maior causa da morte de jovens até os 29 anos, no Brasil, é a violência. O IBGE e o Mapa da Violência, da UNESCO, confirmam a informação. Assim, é importante cuidar da saúde diminuindo a exposição e o risco de morte violenta.

Outras preocupações até essa idade devem ser com a exposição solar e com o estilo de vida. O médico não recomenda nenhum tipo de exame de rotina, a não ser quando há suspeita de uma doença ou histórico de doentes jovens na família.

Para Leonardo, os jovens devem cuidar da saúde com alimentação adequada, controle de peso, prática de atividades físicas, sexo seguro, ficando longe do cigarro e não abusando de bebidas alcoólicas. Aliás, essa é a fórmula essencial para uma vida saudável em qualquer idade.

Saúde na vida adulta: exames preventivos 

A partir dos 35 a 40 anos, o cuidado com a saúde começa com uma avaliação do histórico do paciente e seus familiares. Leonardo não acredita em planos de check-up oferecidos com exames pré-determinados, como se fosse um produto.

O médico comenta que não há regra para os “exames de rotina” e que os tipos e a frequência variam de pessoa para pessoa. “Uma avaliação clínica vai determinar os cuidados em que o paciente deve focar”, explica.

Leonardo menciona, apenas, que os exames preventivos de câncer de mama, câncer de colo do útero, câncer de próstata e câncer colorretal devem ser feitos por todos os indivíduos a partir da faixa etária de risco.

Essas doenças têm chances muito maiores de tratamento e de cura quando identificadas em fase inicial, argumenta o médico.

Saúde na terceira idade requer atenção

Na última fase da vida, cuidar do organismo tem uma outra abordagem, explica Leonardo. “Nessa faixa etária, a maior parte dos cuidados visa a qualidade de vida mais do que o tempo restante”, explica.

Por último, o médico menciona que a atenção com quedas deve ser grande com os idosos, já que fraturas podem causar problemas maiores. Ainda há a necessidade de atenção preventiva quanto a perda da audição e da visão, para que os sentidos não fiquem totalmente comprometidos.