Clínica Geral

Conheça 4 curiosidades sobre o espirro e saiba como tratar

Por Redação Doutíssima 16/07/2015

O espirro é a maneira que o organismo encontra para expulsar substâncias estranhas que entram nas vias respiratórias. E é com a chegada do inverno que a quantidade dele aumenta. Mas você saberia dizer por que isso ocorre? Descubra algumas curiosidades a respeito dessa reação do nosso corpo e entenda por que ela ocorre.

Curiosidades sobre o espirro

1. Espirramos para reiniciar naturalmente o organismo

Em 2012, uma pesquisa da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental descobriu que quando o organismo se encontra sobrecarregado, mais especificamente o nariz, o espirro reinicia o ambiente, ou seja, libera passagens nasais, aliviando o desconforto causado por partículas estranhas.

espirro

A rinite alérgica é um dos fatores que fazem as pessoas espirrarem com frequência. Foto: iStock, Getty Images

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, pessoas que sofrem com sinusite espirram mais devido ao muco acumulado na região do nariz, que impede que o ato de espirrar libere as passagens nasais.

2. A velocidade do espirro pode chegar a 160km/h

Isso mesmo. Segundo a The Library of Congress, a velocidade do espirro pode chegar a 160km/h. E uma vez que o processo é desencadeado não pode ser parado, já que é uma resposta automática do organismo.

Por isso, quando sentir a aquela sensação de coceira ou irritação na região do nariz ou perceber que alguém vai espirrar, vire o rosto e cubra a boca. Dessa forma, pode evitar a transmissão de vírus como a gripe comum.

3. Por que a luz faz com que as pessoas espirrem?

Existe uma resposta científica para essa reação biológica. O nervo trigêmio, responsável pelo ato de espirrar, e o nervo óptico estão muito próximos.

Então quando o cérebro recebe a mensagem que precisa contrair as pupilas para evitar o excesso de exposição à luz, acaba se “atrapalhando” e interpretando como se houvesse a necessidade de espirrar. Essa confusão é que faz as pessoas espirrarem em ambientes com luz intensa.

4. O coração para ao espirrar?

De acordo com a The Library of Congress, a pressão no peito aumenta e o fluxo sanguíneo diminui ao espirrar. São esses dois fatores que alteram o ritmo cardíaco. Então, o seu coração não para, apenas ocorre uma redução miníma dos batimentos cardíacos.

Causas mais comuns do espirro

A rinite alérgica é uma das principais causas de espirrarmos tanto. Essa é uma inflamação que afeta a mucosa do nariz e ocorre quando o indivíduo já apresenta a predisposição. A doença não tem cura, mas algumas medidas de prevenção ajudam a evitar as crises.

– Manter o ambiente limpo para evitar a proliferação de ácaros

– Manter o ambiente arejado, ainda mais no inverno

– Ingira bastante água

Nem toda vez que uma pessoa espirra é sinal de gripe ou resfriado, mas essas duas doenças virais estão na lista de causas mais comuns de crises de espirro.

No resfriado, além de espirrar, o indivíduo apresenta dor de garganta, febre de 37º e mal-estar no corpo durante três ou quatro dias. O resfriado pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus.

Já durante a gripe, a febre pode chegar a 40º e alguns sintomas do resfriado podem se repetir.  O problema de transmissão desses vírus, durante o inverno, está na aglomeração de pessoas e não no fato de a temperatura estar mais baixa.

As baixas temperaturas apenas fazem com que as pessoas fiquem por mais tempo espirrando e tossindo, em ambientes fechados e pouco ventilados.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!