Cabelos

Secador com difusor: descubra quando é indicado usá-lo

Por Redação Doutíssima 11/08/2015

A maioria das mulheres possui um secador com difusor em casa, mas nem sempre elas sabem quando e como usá-lo. Se você tem cabelo liso e quer mantê-lo nesse estilo, pode deixar o acessório dentro da gaveta. Porém, para aquelas com cabelo crespo, ondulado ou encaracolado, ele será seu queridinho na hora de secar os fios.

 

Qual a finalidade do secador com difusor?

Grande parte dos secadores vem com vários acessórios incluídos, que servem para diferentes tipos de cabelo. Um deles é o difusor, uma peça que deve ser acoplada no bico do secador e possui um formato redondo e côncavo, com várias saídas de ar. Se você tem um desses em casa e jamais usou, é hora de aprender mais sobre ele.

secador com difusor

Uso do difusor no secador de cabelo ajuda a evitar o aparecimento de frizz capilar. Foto: Shutterstock

Ele é uma ferramenta útil porque dispersa o fluxo de ar que vem do secador, espalhando-o sobre uma grande área da cabeça. Ao invés de uma poderosa explosão de ar quente capaz de danificar o cabelo, o difusor cria um fluxo mais suave e menos agressivo.

 

Todas podem se beneficiar do secador com difusor, mas para quem possui cabelos crespos ou cacheados, os pontos positivos são maiores.

Se você tem cabelos crespos, sabe que secá-los com secador muitas vezes acaba com o formato dos cachos e facilita o aparecimento do frizz. Isso ocorre porque os aparelhos são muito fortes e capazes de acabar com a estrutura do fio.

 

No entanto, quando você usa um secador com difusor, o ar disperso não desmanchará os cachos naturais ou criará frizz. O resultado final será natural e com volume controlado para seus cachos. Os difusores também são perfeitos se você está com pressa e precisa secar o cabelo rapidamente.

 

Como usar o secador com difusor

Para obter todos os benefícios para os fios usando secador com difusor, ele precisa ser utilizado da maneira correta. Após lavar os cabelos, evite usar qualquer tipo de pente ou escova e procure desembaraçar os fios com os dedos, mantendo a estrutura dos seus cachos.

Use também algum tipo de leave-in para ajudar na modelagem dos fios, dando preferência para aqueles que possuem proteção térmica.

 

Agora, fixe o difusor no secador de cabelo e ajuste o aparelho para uma temperatura baixa. As temperaturas baixas são mais suaves e reforçarão todos os benefícios do uso do difusor: cutícula fechada, maior brilho, menos frizz e textura mais natural.

 

Comece o processo com a cabeça virada para baixo. Deixe o cabelo cair em sua forma natural. Com o secador ainda desligado, posicione o bico difusor abaixo das mechas para que o cabelo fique dentro dele. Ligue o secador e deixe o cabelo por alguns minutos.

Repita esse procedimento em toda a extensão dos fios, lembrando de desligar o secador antes de retirar o cabelo de dentro do difusor. Depois que o cabelo estiver todo seco, procure usar um produto finalizador e evite utilizar escova ou pente.

Lembre-se que usar o secador com difusor requer paciência. Para um bom resultado, você precisa utilizar temperaturas baixas. Além disso, conforme a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), é importante o uso desse aparelho somente quando for necessário, uma vez que o calor pode prejudicar a saúde dos fios.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros