Dica do Nutricionista

Óleo de coco natural: conheça benefícios e veja como consumir

Por Redação Doutíssima 14/08/2015

Muito se fala sobre os benefícios que algumas gorduras de origem vegetal podem trazer à saúde. É possível citar várias razões para a inclusão do óleo de coco natural, por exemplo, no cardápio diário. Esse ingrediente ajuda a fortalecer o corpo, combater os radicais livres e, ainda, a prevenir doenças.

 

A nutricionista Helouse Odebrecht esclarece algumas vantagens do consumo de óleo de coco natural. “Ele é rico em fitoquímicos, substâncias funcionais benéficas ao organismo. Além disso, como seu processo de obtenção não envolve solventes químicos e calor, é possível usufruir de todos os nutrientes”, enfatiza ela.

oleo de coco natural

O óleo de coco contém propriedades antioxidantes e ajuda a prevenir doenças. Foto: iStock, Getty Images

 

Óleo de coco natural: por que consumir?

O óleo de coco extra-virgem também é um poderoso aliado da beleza. “Ele é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres no corpo humano. Dessa forma, contribui para retardar o envelhecimento celular”, destaca Helouse.

Quem busca longevidade também pode tirar proveito do óleo de coco natural. “Ele estimula o sistema imunológico e fornece proteção cardiovascular. O ácido fólico presente na composição reduz os níveis de colesterol ‘ruim’ no organismo e eleva os níveis de HDL, conhecido como o colesterol ‘bom’”, acrescenta.

De acordo com Helouse, há outras duas substâncias presentes no óleo de coco natural que vêm chamando a atenção dos especialistas. “O ácido láurico e o caprílico são cada vez mais estudados. Eles proporcionam ação antifúngica, antiviral, antibacteriana e antiprotozoária, agindo como aliados nos tratamentos de candidíase e gastrite bacteriana”, explica.

A nutricionista esclarece que o óleo pode ser ingerido em sua forma natural, cru, em receitas de bolos, pães, shakes e panquecas. Mas é preciso ter cautela em relação ao consumo. “Como é um tipo de gordura e, consequentemente, calórico, o óleo deve ser consumido sem exageros”, recomenda ela.

Apesar da gordura do óleo de coco ser estável ao calor, a fritura com ele não é recomendada. Especialmente porque, durante o processo, o alimento absorve parte dessa adiposidade, tornando-se mais calórico. Segundo a nutricionista, a quantidade recomendada para consumo é de 30 a 45ml – duas a três colheres de sopa ao dia.

 

óleo de coco natural 

Receita com óleo de coco natural

Se você quer usufruir dos benefícios do óleo de coco natural, vale a pena incluir o ingrediente em algumas receitas. Confira, abaixo, a receita de um muffin funcional, opção saudável recomendada pela nutricionista Helouse:

 

Ingredientes:

– 4 ovos caipiras (separar as claras das gemas)

– 1 xícara de leite de coco

– 2 colheres de sopa de óleo de coco

– ½ xícara de cacau em pó

– ½ xícara de açúcar demerara

– 1 xícara de polvilho doce

– 1 xícara de farinha de amêndoas ou farinha

– 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Com auxílio de uma batedeira, bata as claras em neve, junte o açúcar até ficar no ponto de chantilly e reserve. Em uma panela, coloque o leite de coco e o cacau em pó, acrescente o óleo de coco e mexa até engrossar e dissolver todo o cacau.

Acrescente o creme de cacau, as farinhas e as gemas às claras em neve, bata mais um pouco até ficar homogêneo e, por fim, adicione o fermento. Mexa delicadamente.

Em forminhas para muffin, coloque a massa e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC. Deixe no forno por 30 minutos, ou até a massa estar cozida o suficiente, a ponto do palito sair limpo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!