Receitas

Bolo de aveia é opção saudável para o lanche: aprenda a fazer

Por Redação Doutíssima 19/08/2015

Seja com um cafezinho ou chá, o bolo de aveia é alternativa bastante saudável para o lanche da tarde ou pré-treino da academia. Com suas fibras solúveis e insolúveis, proteínas e carboidratos complexos, a aveia é um dos alimentos mais benéficos ​​que você pode comer. Além disso, possui poucas calorias e é uma delícia.

 

Bolo de aveia: uma receita cheia de benefícios

Existem muitos benefícios para a saúde ao optar por um bolo de aveia no lugar daqueles feitos com chocolate, baunilha ou qualquer outro ingrediente. A aveia é um alimento único e uma excelente escolha para o bem-estar do organismo.

bolo de aveia

O consumo de aveia promove maior saciedade e ajuda no combate ao colesterol ruim. Foto: iStock, Getty Images

Ela é rica em fibras que ajudam a manter a sua saciedade entre as refeições. Um estudo publicado em 2014 no Nutrition Journal mostrou que os participantes que comeram farinha de aveia sentiram-se mais saciados durante mais tempo do que aqueles que comiam a mesma porção de outro alimento.

 

Os alimentos ricos em fibras, muitas vezes, também são benéficos para estabilizar os níveis de colesterol, e a aveia não é exceção. Sua fibra solúvel ajuda a reduzir a absorção do colesterol “ruim” pelo corpo, prevenindo assim diversos problemas em potenciais, como ataques cardíacos e derrames.

 

Além disso, uma revisão de uma pesquisa feita anteriormente, publicada em 2011 no British Medical Journal, mostrou que o risco de câncer colorretal foi 20% mais baixo para as pessoas que consumiram 90 gramas de grãos integrais por dia.

 

Vale lembrar, ainda, que ao usar outros ingredientes naturais na receita de bolo de aveia, é possível consumi-lo sem culpa em dietas de perda de peso. Mas cuidado. Você não deve consumir mais do que uma fatia entre as refeições para não obter calorias em excesso.

 

Como fazer um bolo de aveia

Existem muitas receitas de bolo de aveia, mas para ter todos os benefícios desse ingrediente fantástico, é importante optar por uma versão mais saudável. Investir em ingredientes naturais e integrais é sempre a melhor aposta quando se trata de saúde e bem-estar.

 

Ingredientes:

 

– 4 xícaras de aveia em flocos

– 4 xícaras de leite

– 6 colheres de sopa de óleo de coco

– 1/3 xícara de adoçante para forno e fogão

– 1 colher de chá de sal

– 1 colher de sopa de canela

– 2 ovos

– 2 colheres de chá de fermento em pó

– 1 colher de chá de essência de baunilha

– 1 xícara de nozes

– 1 xícara de frutas frescas ou secas (opcional)

 

Modo de preparo:

Misture a aveia e o leite em uma tigela grande. Deixe descansar durante a noite ou por, pelo menos, 24 horas à temperatura ambiente. Adicione os ingredientes restantes, menos o fermento e o ovo, que devem ser incorporados por último. Misture bem.

Se estiver usando nozes e frutas secas ou frescas, coloque metade no fundo de uma assadeira. Despeje a massa e cubra com canela e açúcar, se desejar. Depois, leve ao forno pré-aquecido em fogo médio por 35 a 45 minutos. Guarde o bolo de aveia na geladeira em um recipiente fechado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!