Sexualidade

Conheça os benefícios dos exercícios de Kegel

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

Os exercícios de Kegel são responsáveis por fortalecer a musculatura pélvica e manter sua atividade em bom funcionamento. Essa ação trabalha com o músculo pubococcígeo, que tem a função de sustentar órgãos, como a bexiga, os rins e os intestinos.

 

O não fortalecimento desse músculo pode acarretar em problemas na idade adulta. O resultado mais comum e incomodo é a bexiga caída, que nas mulheres fica visível na parte externa da vagina.

exercícios de kegel

Fazer exercícios é essencial para o fortalecimento da musculatura pélvica. Foto: iStock, Getty Images

A flacidez do músculo pubococcígeo pode ocorrer tanto em mulheres, quanto nos homens. Entre as principais causas, estão a gravidez e o parto normal, nas mulheres e o excesso de peso em ambos os sexos.

 

Benefícios dos exercícios de Kegel para elas

 

Para as mulheres, os exercícios de Kegel trazem muitos benefícios, que vão da estética à vida sexual. A flacidez da musculatura pélvica pode, com o tempo, diminuir o prazer das relações sexuais. Por conta disso, cada vez mais pessoas procuram pela atividade.

 

O método contribui para atingir o orgasmo com mais facilidade, porque a tonificação dos músculos melhora a fricção e impede que a mulher contraia a vagina involuntariamente durante a penetração.

 

Além disso, ele melhora a sensibilidade da região, proporcionando mais prazer nas penetrações, masturbações, sexo oral ou no uso de brinquedos eróticos.

 

Fazer os exercícios de Kegel durante a gestação também traz algumas vantagens. A prática auxilia na sustentação da musculatura do útero e da barriga e, por consequência, facilita o parto normal e evita problemas como a incontinência urinária e hemorroidas.

 

Benefícios dos exercícios de Kegel para eles

 

Assim como nas mulheres, os exercícios de Kegel proporcionam melhor desempenho sexual também nos homens. Seus principais benefícios são a prevenção da ejaculação precoce e o combate à disfunção erétil.

 

Esse método fortalece os músculos da região genital masculina, eleva os testículos e reforça o cremáster e o esfíncter, músculos responsáveis pela sensibilidade e saúde da próstata.

 

Homens que tenham realizado a cirurgia de retirada da próstata devem fazer a atividade diariamente. Ela evita a incontinência urinária e aumenta a autoestima do paciente.

 

Como fazer os exercícios

 

Nas mulheres

 

Com a bexiga vazia, identifique o músculo pubococcígeo (para fazê-lo, tente interromper a urina pela metade). Após urinar, contraia novamente a musculatura para certifica-se que fez o procedimento corretamente.

 

Faça dez contrações seguidas e relaxe por alguns segundos. Comece novamente o procedimento, repetindo-o por pelo menos dez vezes por dia. Ele pode ser feito na posição sentada, deitada ou em pé.

 

Nos homens

 

O primeiro passo dos exercícios de Kegel nos homens é também esvaziar a bexiga e identificar o músculo (da mesma maneira que nas mulheres). Feito isso, contraia a musculatura, sem a ajuda das mãos, com força e por no mínimo um segundo.

 

Com a prática, a contratação deverá durar mais tempo. É fundamental que a atividade seja feita todos os dias, de três a oito vezes. O total de contrações necessárias por dia é de 300.

 

O exercício pode ser realizado em qualquer momento e em qualquer posição. No início da prática é melhor fazê-lo deitado de lado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!