Receitas

Saiba como fazer bolinho de bacalhau em casa

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

Apesar de popular nos cardápios da Semana Santa, muitos ainda não sabem como fazer bolinho de bacalhau, um prato herdado dos portugueses, bastante tradicional no Brasil. Além de muito saborosa, a iguaria é rica em minerais, vitaminas e proteínas essenciais para a saúde do ser humano.

como fazer bolinho de bacalhau

Bolinho de bacalhau, além de delicioso, é rico em vitaminas e sais minerais. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda como fazer bolinho de bacalhau

 

Saber como fazer bolinho de bacalhau é fácil e sem mistérios, e você pode prepará-lo em casa.

 

Ingredientes:

 

– 750 g de bacalhau

– 1 kg e ¹/² de batata

– 50 g de salsinha

– 4 dentes de alho

– 1 cebola grande picada

– 4 colheres (sopa) de amido de milho

– 2 ovos

– Sal a gosto

– Pimenta (opcional).

 

Modo de Preparo:

 

Essa receita de como fazer bolinho de bacalhau precisa ser iniciada três dias antes da data que você pretende consumir. Lave bem o peixe com água corrente para retirar todo o sal natural. Em seguida coloque em uma bacia com água e deixe na geladeira. A água deve ser trocada por pelo menos duas vezes ao dia durante o período.

 

Feita a dessalga, cozinhe o peixe em água sem temperá-lo, mas não deixe-o cozinhar demais. Quando a água levantar fervura, ele já estará no ponto de retirar. Após, tire a espinha e a pele do bacalhau e o desfie bem.

 

Em outra panela, cozinhe as batatas e amasse todas elas. Feito isso, acrescente o peixe desfiado, os temperos que você escolheu, os ovos e o amido de milho. Misture tudo até que se forme uma massa espessa e com liga.

 

Como fazer bolinho de bacalhau de jeito fácil

 

A maneira mais fácil de aprender como fazer bolinho de bacalhau é utilizando duas colheres de sopa para os moldar, fritando-os posteriormente no óleo por cinco minutos. Quando retirar os bolinhos da frigideira, deixe-os descansando em um recipiente forrado com papel toalha para que a gordura seja absorvida. Sirva quente.

 

Benefícios do bacalhau para a saúde

 

O bacalhau é composto por diversas substâncias benéficas ao nosso corpo, e sabendo como fazer bolinho de bacalhau da maneira correta ele pode ser ainda mais eficiente.

 

Ácidos graxos do ômega 3

 

Protege a saúde do coração e ajuda no desenvolvimento do cérebro.

 

Cálcio

 

É necessário para a contração de músculos e expansão de artérias. Ajuda também no envio de mensagens por meio do sistema nervoso.

 

Fósforo

 

Essencial na formação dos ossos e dentes.

 

Magnésio

 

Trabalha na aceleração do metabolismo energético.

 

Ômega 3

 

Melhora a concentração, a memória e as habilidades motoras. Diminui a pressão sanguínea, aumenta a circulação do sangue e a motivação, além de aliviar os sintomas do estresse.

 

Sódio

 

Importante para o equilíbrio dos fluidos do corpo e para a transmissão nervosa.

 

Vitamina A

 

Protege a pele, a visão e as regiões mucosas.

 

Vitamina B12

 

Aumenta a imunidade do corpo e controla os níveis de glicose do sangue, bem como auxilia no equilíbrio dos hormônios e na beleza da pele.

 

Vitamina E

 

Alivia dores menstruais, aumenta a oxigenação celular e trabalha como um analgésico natural.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima