O passar do tempo é inevitável e a aparência vai sofrendo mudanças ao longo dos anos. Mas apesar de não sermos capazes de parar as horas e os dias, alguns hábitos podem fazer a diferença diante do espelho. É possível melhorar a imagem que vemos refletida com alguns hábitos diários. E não é preciso uma fórmula mágica para saber como parecer mais jovem.
Ao rever sua rotina e seus costumes, certamente você encontrará pontos que podem ser melhorados e, como consequência, seu corpo responderá positivamente, renovando ou devolvendo a vitalidade de anos atrás. Assim, parecer mais jovem fará parte de um processo tão natural quanto respirar.
Para parecer mais jovem, fique longe do cigarro
O tabagismo é um dos maiores inimigos da longevidade e de quem quer saber como parecer mais jovem. Fique longe do fumo, pois cada cigarro reduz a oxigenação a pele por até 90 minutos. Por causa da ação da nicotina do cigarro, a pele adquire um tom amarelado e engrossa.
Sem falar que o tabagismo influencia diretamente no metabolismo, acelerando a perda do colágeno, que dá elasticidade e sustentação á pele.
Por fim, conforme a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia (SBPT), para quem fuma, deixar o cigarro de lado é primeiro passo para uma melhor qualidade de vida.
Como parecer mais jovem com os hábitos diários
1. Seja feliz
Para começar, observe o que rouba sua energia e o deixa infeliz. Elimine o que lhe coloca para baixo, pois os hormônios são alterados pelo estresse emocional e com isso, aumenta a liberação de adrenalina e corticoide. O resultado disso aparece na pele: oleosidade, acne, alergias e outras doenças dermatológicas.
2. Hidrate-se
Como parecer mais jovem sem tomar água? Impossível. Sem a ingestão de água, sua pele não tem viço e fica flácida, perde a elasticidade e voltar a seu estado inicial é bem difícil.
Ingerir bastante líquido diariamente ainda favorece a eliminação de toxinas, que são substâncias prejudiciais à pele. Tome, no mínimo, dois litros todos os dias.
3. Durma
O sono de qualidade é um dos responsáveis pela boa aparência. Se você dorme bem e na quantidade suficiente, vai parecer mais jovem do que sua idade cronológica mostra.
A carência de repouso que conseguimos à noite, dormindo, envelhece a pele do rosto. Sem esse tempo de descanso, a pele perde a capacidade de se recuperar de agressões externas, como a exposição ao sol.
Dormir pouco reduz a produção dos hormônios estrogênio e progesterona, responsáveis por ativar os mecanismos naturais de reparação da nossa pele. Por isso, priorize, em sua rotina, o horário de ir para a cama.
4. Use protetor solar
E não há como falar de rejuvenescimento e cuidados com a pele sem mencionar o protetor solar. A exposição solar em excesso é uma das principais causas não somente do envelhecimento, mas também de doenças graves, como o câncer de pele.
Aplique, diariamente, filtro solar com fator de proteção 30, nunca menos que isso, para o rosto, pescoço, colo e mãos. Para as outras áreas do corpo, esse fator pode ser 15.
5. Alimente-se bem
A alimentação equilibrada, rica em fibras, vegetais, que inclua frutas, cereais, leguminosas e hortaliças é a mais importante proteção do organismo contra os radicais livres, inimigos da pele saudável.
Um nutricionista poderá orientar sobre as dietas adequadas à sua necessidade para garantir mais do que uma aparência mais jovem, uma saúde exemplar.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!