Motivação

Curso de etiqueta: saiba como preparar a mesa com estilo

Por Redação Doutíssima 28/08/2015

Impressionar os convidados de um jantar vai além da boa comida. Com um rápido curso de etiqueta, uma mesa bem arrumada pode se tornar o cenário perfeito para degustar pratos saborosos e socializar com os convidados.

A etiqueta é simplesmente um código que define um comportamento social esperado. As regras são muito antigas, mas suas orientações vêm se adaptando à sociedade de cada época.  

curso de etiqueta

A forma de arrumar a mesa varia conforme o estilo do evento que será organizado. Foto: iStock, Getty Images

 

Etiqueta social e relações humanas

Se você acha que etiqueta é um conjunto de regras da época da sua avó, esse pensamento é um pouco limitado. Em um artigo publicado pela Universidade do Sagrado Coração, Ana Cristina Maia de Araújo Acosta menciona documentos que datam do Egito Antigo e do século II da era Cristã em que a preocupação com a ética e a moral se dá em forma de regras de etiqueta.

No ano de 1300, já existiam regras de como se comportar à mesa, escritos por Francisco Barberino em Florença, na Itália. Mas os primeiros livros oficiais de etiqueta só surgiram a partir da invenção da imprensa. Em 1948, Jacques Le Grand lança na Inglaterra um guia de boa conduta.

curso de etiqueta  

Curso de etiqueta para arrumar a mesa

Para arrumar a mesa, o curso de etiqueta se divide em três módulos: básico,  formal e informal. Eles são parecidos, mas exigem atenção na disposição de pratos, copos e talheres.

Uma dica importante sobre etiqueta à mesa é que ao terminar de comer, é preciso sinalizar com o posicionamento dos talheres sobre o prato. Garfo e faca devem estar juntos bem no centro, com o fio voltado para o centro do prato.

1. Básico

 

Consiste em prato de pão, prato grande, taça para bebida, talheres e guardanapo. O prato onde a refeição será servida deve ficar bem em frente ao convidado, no centro da disposição de todos os utensílios.

Acima, fica o prato de pão, à esquerda o copo ou a taça à direita. No lado esquerdo do prato fica o garfo e no direito a faca, com a lâmina voltada ao prato.

O guardanapo pode estar no centro do prato ou à esquerda do garfo. Essa distribuição é básica e os outros jeitos de arrumar a mesa partem desse ponto.

2. Informal

Essencial para jantares com entrada, prato principal e sobremesa. O prato grande fica ao centro e prato de pão, taça para bebida, guardanapo e talheres ficam na mesma distribuição básica.

Nesse caso, são adicionados o garfo e a faca para a entrada, que ficam ao lado dos usados no prato principal. A ideia é que se use a sequência de talheres como estão dispostas, de fora para dentro.

O prato de salada fica mais à esquerda dos garfos e um conjunto para café ou chá (pires e xícara) é posicionado ao lado do copo ou taça. Utensílios para a sobremesa ficam acima do prato principal.

3. Formal

Usado em jantares com várias etapas, a distribuição é incrementada a partir do posicionamento dos utensílios de um jantar informal. Copos para outras bebidas devem ser adicionados ao lado do primeiro, considerando seu uso de dentro para fora.

Outros talheres especiais, como garfo para ostras ou faca para peixes, são adicionados ao lado dos já dispostos, lembrando que seu uso é sempre na ordem de fora para dentro. Colher para sopa deve ficar disposta ao lado das facas.

curso de etiqueta 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!