Clínica Geral

Hipertensão é considerada doença crônica entre os brasileiros

Por Redação Doutíssima 19/01/2015

Cerca de 21,4% dos brasileiros com mais de 18 anos já foram diagnosticados com hipertensão arterial. É o que aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ) ao divulgar o resultado da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Segundo o levantamento, a hipertensão ficou à frente de complicações bem conhecidas por muitos brasileiros, como colesterol alto (12,5%) e problemas crônicos na coluna (18,5%).

 

hipertensão

Controle dos níveis de pressão é importante na rotina do indivíduo hipertenso. Foto: iStock, Getty Images

O que caracteriza a hipertensão

 

Você conhece bem essa doença que atinge duas a cada dez pessoas no Brasil? Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais do sangue. Geralmente, essa síndrome metabólica é acompanhada por outros distúrbios de saúde, como obesidade.

A hipertensão ocorre quando nossas artérias sofrem alguma alteração que as torne mais estreitas. Quando o sangue encontra dificuldades para circular nas artérias, o coração é forçado a impulsioná-lo ao bombear com mais força.

Fatores de risco e complicações

 

Em muitos casos, existe um histórico familiar que indica a tendência de determinada pessoa adquirir a doença.

Mas há diversos fatores que influenciam os níveis de pressão arterial e podem contribuir para o surgimento da hipertensão, entre eles: diabetes, sedentarismo, colesterol alto, obesidade, estresse, sono inadequado, fumo, álcool, sal (em consumo excessivo) e sono inadequado.

O que também se sabe é que a incidência da hipertensão tende a aumentar com o avanço da idade. Isso ocorre porque, ao decorrer dos anos, as nossas artérias começam a ficar envelhecidas, calcificadas e perdem a capacidade de dilatação.

Entre as possíveis complicações que a hipertensão traz, as principais são: Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Também pode ocorrer uma atrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.

É importante ressaltar que a pressão alta, combinada com outras doenças (comorbidades), multiplica os riscos à saúde. A convivência com ela, sem o devido tratamento por muitos anos, pode originar doenças mais graves.

 

Sintomas da hipertensão

 

Um dos grandes problemas da doença é a dificuldade de observar seus sintomas, que costumam aparecer apenas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada.

Nesses casos, dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal podem ser o sinal de alerta.

Como tratar a doença

 

Aqui temos uma notícia boa e uma ruim. A hipertensão não tem cura. Contudo, a notícia boa é que pode ser controlada.

Para o tratamento, apenas um médico é capaz de definir o melhor método para o paciente. Fatores como outras doenças e estágio da doença vão influenciar na necessidade ou não do hipertenso precisar de medicamentos.

Seja para quem precisa de remédios ou não, o tratamento também consiste em adotar um estilo de vida mais saudável. Confira atitudes que ajudam no combate à doença:

  • Evitar a obesidade (mesmo que precise mudar hábitos alimentares)
  • Fuja dos alimentos ricos em gordura
  • Usar de forma moderada sal e outros temperos que ressaltam o sabor
  • Praticar exercícios físicos com regularidade
  • Relaxe nos momentos de lazer
  • Controle outras comorbidades (como diabetes)
  • Bebidas alcoólicas, só com moderação
  • Não fume.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!