No Brasil, aumenta o número de mulheres que decidem ter filhos cada vez mais tarde, mais precisamente depois dos 30 anos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que as próprias mulheres é que estão decidindo a melhor idade para engravidar.
Entre os principais motivos para isso estão o maior nível de escolaridade e a dedicação à carreira profissional.
É claro que muitos médicos e especialistas da área da saúde defendem que a melhor idade para engravidar tem a ver com o fato de a mulher ser mais nova. Mas atualmente, as chances de uma gestação, apesar de relativamente pequenas, ainda existem, mesmo com o passar dos anos.
26 aos 30 anos é a melhor idade para engravidar
Especialistas em reprodução humana explicam que entre os 26 e 30 anos, a mulher tem aproximadamente 18% ao mês de tentativa de engravidar. Dos 31 os 35 anos, esse índice tem uma queda para 15%. Eles apontam que, nas mulheres com idade entre 26 e 30 anos, 85% das mulheres engravidam em até 12 meses de tentativa. No outro caso, esse índice é de 80%.
Já a faixa etária entre 36 e 40 anos pode não ser vista como a melhor idade para engravidar. Nessa fase, as probabilidades de uma fecundação caem para 9% ao mês, e apenas a metade da mulheres conseguem engravidar em uma tentativa de até um ano.
Entre os 41 e os 42 anos de idade, o índice é de 4%. Assim, somente 20% das mulheres realmente engravidam. Já para quem pretende engravidar entre os 43 e 45 anos de idade, a chance cai drasticamente para somente 0,2% ao mês e 1% realiza o sonho de ser mãe até um ano tentando.
A recomendação de especialistas é que haja tentativas de até 12 meses para tentar engravidar. Depois disso, se não houver sucesso, a ideia é que se procure acompanhamento médico, preferencialmente atuantes na área de reprodução humana. Eles investigarão todas as causas da possível infertilidade.
Melhor idade para engravidar é antes dos 35 anos
Quando passa dos 35 anos, o que já não é a melhor idade para engravidar naturalmente, as mulheres devem procurar ajuda médica após seis meses de tentativa de gravidez em sucesso. Nessa idade, a fertilidade diminui muito e não há mais tempo a perder, caso realmente a mulher queira, ainda, tornar-se mãe.
Apesar das dificuldades que as mulheres têm para se tornar mães, deixando para trás a melhor idade para engravidar, as dificuldades da fecundação não devem ser vistas com pessimismo. Converse francamente com seu médico e entenda que há novas tecnologias que podem ajudar na realização da gestação.
A evolução da medicina reprodutiva proporciona técnicas e tecnologias que aumentam a chance de engravidar. A monitorização da ovulação e a orientação do período fértil para que o casal saiba o melhor período para ter relações e a fertilização in vitro são algumas das técnicas que podem ser propostas.
Outros fatores essencialmente importantes para mulheres que pretendem engravidar, independente da época em que pretendem fazê-lo e de sua faixa etária, é manter uma vida saudável, longe de maus hábitos, como fumo e abuso de bebidas alcoólicas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!