Dieta > Exercícios

Ginger ale: conheça o refrigerante feito com gengibre

Por Redação Doutíssima 02/10/2015

Se você acha que todos os refrigerantes fazem mal para a saúde, está na hora de conhecer o ginger ale. A bebida é feita a partir de gengibre, um ingrediente rico em propriedades que possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes poderosos. Ele pode ser um grande aliado para a redução da dor muscular e nas costas, além de proporcionar outros benefícios.

 

Ginger ale é sucesso em vários países

Esse refrigerante é bastante tradicional, mas também diferente dos demais em razão do sabor picante e dos possíveis benefícios à saúde. O ginger ale tem uma longa história, que abrange mais de três séculos e passa por dois continentes.

ginger ale

Regrigerante preparado com gengibre promove alívio de dor de estômago e náuseas. Foto: iStock, Getty Images

Tudo começou com a cerveja de gengibre, que teve origem na Inglaterra em 1800. A popularidade se espalhou e então os norte-americanos começaram a desfrutar dessa bebida refrescante.

 

A cerveja era fabricada com gengibre, açúcar, água, suco de limão e uma bactéria, e o produto final tinha um pequeno teor alcoólico não superior a 11%.  No entanto, o real ginger ale supostamente foi inventado em 1851 na Irlanda. Muitos anos mais tarde, em 1907, o canadense John McLaughlin inventou a versão conhecida até hoje da bebida.

 

Atualmente, ela pode ser encontrada em países como Estados Unidos, Canadá, Japão e Inglaterra. É apreciada como uma bebida suave e uma base para bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

 

Além disso, é comumente utilizado para combater dor de estômago. O gengibre é comprovadamente benéfico para o sistema digestivo, e estudos indicam que o ginger ale é capaz de combater as náuseas.

 

Refrigerante do bem

O principal ingrediente desse refrigerante é o gengibre, e várias marcas da bebida são orgânicas ou contêm poucas calorias. Por essas razões, ele pode ser um grande aliado para a perda de peso.

 

O ginger ale contém propriedades medicinais capazes de reduzir inflamação provocada por doenças ósseas, tais como a osteoartrite. De acordo com a US National Library of Medicine, um estudo revelou que o gengibre aumenta a energia em pessoas com esse problema.

 

Além disso, o gengibre é composto por gingerols, substância química que pode matar células de câncer de ovário. Essa foi a conclusão contida em um estudo da Universidade de Minnesota em colaboração com a Universidade de Michigan.

 

Uma pesquisa realizada na Universidade da Austrália sobre o gengibre também descobriu que a raiz aumenta a absorção de glicose nas células musculares, sem o uso de insulina. Os pesquisadores indicam que assim ele é capaz de regular os níveis de glicose no sangue, o que é ótimo para pessoas com diabetes.

 

Não bastassem todos esses benefícios, um levantamento da Georgia College and State University indica que consumir 2g de gengibre por dia, durante 11 dias, reduz significativamente a dor muscular em pessoas que realizam exercícios.

Para ter todas essas propriedades é importante sempre buscar versões mais saudáveis da bebida, já que muitas das marcas disponíveis usam aromatizantes de gengibre. Além disso, é preciso ter cuidado com o número de calorias e outros ingredientes adicionais. Procure consumir com moderação, já que em grandes quantidades o gengibre pode ser prejudicial.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!