Dieta > Nutrição > Slider Home

Alimentos sem glúten para compor seu cardápio

Por Redação Fortíssima 15/07/2016

Investir em um cardápio repleto de alimentos sem glúten é a única saída para a melhora dos sintomas desconfortáveis na vida de quem é celíaco. A dificuldade para absorver esse nutriente é uma das intolerâncias alimentares mais diagnosticadas dos últimos tempos, mas ainda não existe cura.

A doença celíaca nada mais é do que a dificuldade apresentada por algumas pessoas de digerir o glúten. Muitas vezes, os sintomas são confundidos e ignorados, o que pode acarretar problemas ainda mais graves, como uma chance maior de desenvolver câncer de intestino.

Alimentos sem glúten

A goma de tapioca não contém glúten e é liberada na dieta dos celíacos. Foto: iStock, Getty Images

Tudo sobre a intolerância ao glúten

Os principais sintomas apresentados pelos celíacos são inchaço abdominal após as refeições, dores fortes, presença constante de gases, diarreia, emagrecimento sem explicação e muita dor de cabeça. Alguns ainda podem desenvolver queda de cabelo e piora nos exames de sangue – a absorção dos nutrientes é comprometida.

A intolerância é diagnosticada por meio de exames sorológicos e endoscopia específica para a análise de uma das mucosas existentes no intestino. O único tratamento recomendado por profissionais é a mudança total na alimentação. Alimentos que levam glúten devem ser  cortados da dieta e substituídos por outras opções.

Confira 2 opções de alimentos sem glúten

Quer preparar lanches sem glúten, mas sem perder o sabor das refeições? Veja duas opções que contribuem para a dieta e garantem cardápio muito mais saudável. Essas receitas podem ser consumidas no café da manhã ou durante a tarde. Você é quem escolhe o momento ideal.

Tapioca recheada

Ingredientes

2 colheres de goma de tapioca

1 fatia grossa ou 2 finas de queijo branco

Modo de preparo

Esquente bem uma frigideira limpa e sem óleo. Peneire a tapioca sobre ela e espalhe bem. A goma deve formar um círculo bem fino. Deixe aquecer até que comece a entortar nos cantinhos. Vire do outro lado e espere mais alguns minutinhos. Posicione o queijo em um lados lados e cubra com a outra metade da tapioca.

Aperte suavemente para que ela fique bem durinha. Dá para virar novamente para o outro lado. Desligue o fogo e saboreie a tapioca. Quem quiser pode rechear com omelete preparado com legumes ou qualquer outra composição leve e sem glúten.

Crepioca cremosa

Ingredientes

1 ovo

1 colher de sopa de goma de tapioca

1 colher de sopa de água

½ colher de café de sal

2 colheres de sopa de ricota cremosa

Modo de preparo

Junte o ovo, a goma de tapioca, a água e o sal em um bowl. Misture com a ajuda de uma colher até que todos os ingredientes fiquem com consistência cremosa. Esquente uma frigideira antiaderente limpa. Despeje a massa da crepioca e tampe bem. Deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutinhos.

Retire a tampa e confira a consistência da crepioca. A massa deve estar levemente dourada. Vire do outro lado e espere mais um pouco. Recheie com as duas colheres de sopa de ricota cremosa em um dos cantos. Cubra com a outra metade e aperte bem. Doure mais e aguarde um minuto. Remova a crepioca da frigideira e aproveite.

E aí, gostou das dicas de alimentos sem glúten? Aproveite e compartilhe!