Dieta

Quando é preciso aplicar dieta para crianças?

Por Redação Doutíssima 04/03/2015

Uma das maiores preocupações que os pais têm com seus filhos é quanto à manutenção do peso adequado à sua idade e ao momento em que é necessária uma dieta para crianças. É muito importante cuidar desse detalhe desde o início da vida da criança. Ter um sobrepeso na infância aumenta consideravelmente as chances de ser obesa no futuro.

 

dieta para criancas

Um acompanhamento junto ao médico ajuda a esclarecer dúvidas e prevenir complicações. Foto: iStock

Por isso o acompanhamento médico é tão importante para que se verifique a necessidade, ou não, de aplicar uma dieta para crianças.

Quais as causas do aumento de peso em crianças?

 

Além do descuido na alimentação, existem outras causas que explicam o aumento súbito de peso nas crianças e que podem exigir a realização de uma dieta para crianças.

Embora seja menos comum, é possível que um desequilíbrio hormonal seja o responsável pelo aumento de peso. Caso seja essa a causa, é bom ficar atenta porque isso pode fazer com que os pequenos cresçam mais devagar e apresentem sintomas ruins, como fadiga ou ressecamento da pele.

Quero evitar dieta para crianças. Como faço?

 

Os problemas de peso das crianças normalmente estão relacionados aos hábitos alimentares. Corrigi-los é bem complicado nessa idade, por isso é importante ensinar certo desde o início. Confira abaixo algumas dicas para prevenir problemas com o peso.

1. Alimentação Saudável

É importante controlar a quantidade de calorias que cada alimento contém, e não ultrapassar um determinado limite. Além disso, frutas, verduras e grãos são excelentes alimentos para essa idade.

2. Bebidas

Tenha cuidado com bebidas doces, como sucos de frutas ou leite adoçado, por exemplo. Para os pequenos pode parecer mais atrativo, mas a verdade é que se o intuito é privilegiar a saúde, a água deve ser a protagonista quando o assunto é bebida.

3. Local da Refeição

Para crianças um pouco maiores, é tentadora a ideia de pegar um pacote de bolachas e ir para frente da televisão comê-las. É um erro, já que quando ela perceber devorou o pacote inteiro. Por isso, não deixe seus pequenos comerem lanches na frente da TV.

E como sei se meu filho está no peso ideal?

 

Existem tabelas referenciais para saber o peso e a altura ideal da criança, mas como o nome indica são apenas referenciais. Outros fatores também influenciam – os genéticos, por exemplo – e os padrões variam caso a caso. De todo modo, confira a tabela abaixo e, se seu filho estiver muito acima ou abaixo dos referenciais, consulte um médico para saber se é necessária uma dieta para crianças.

1 ano: meninas devem pesar aproximadamente 9,8kg, enquanto meninos devem pesar 10kg.

1 ano e 6 meses: as meninas devem ter peso de 11,1kg, ao passo que os meninos 11,8kg.

2 anos: as meninas nessa idade devem pesar 12,2kg, e os meninos 13kg.

3 anos: as meninas devem pesar 14,7kg, e os meninos 14,8kg.

4 anos: as meninas devem ter 16,6kg, e os meninos 16,8kg.

5 anos: as meninas devem estar com 18,5kg, e os meninos com 18,7kg.

6 anos: as meninas devem ter 20,5kg, e os meninos 21kg.

7 anos: as meninas devem pesar 23kg, e os meninos 23,6kg.

8 anos: as meninas devem ter peso de 25,5kg, e os meninos 28,5kg.

9 anos: as meninas devem ter 27,7kg, e os meninos 28,5kg.

10 anos: as meninas devem pesar 32kg, e os meninos 31kg.

11 anos: as meninas devem ter peso de 35,3kg, e os meninos 34kg.

12 anos: as meninas devem chegar aos 40kg, e os meninos aos 39kg.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros