Receita tipicamente portuguesa, o arroz de pato surgiu originalmente como alternativa para aproveitar as sobras de comida do dia anterior. O prato popular em Portugal foi espalhado por outros países, entre eles Espanha e Brasil.
Conheça a seguir sua história e usos, e aprenda a preparar a receita para servir naquele almoço com a família.
Características do prato
O arroz de pato também é conhecido como “arroz à portuguesa” ou “arroz de Braga”. O último nome se deve à região de origem do prato, cidade ao norte de Portugal. As primeiras versões da receita surgiram quando as famílias portuguesas aproveitavam sobras do cozido do dia anterior. Dessa forma, preparavam o risoto apenas acrescentando legumes e temperos.
Apesar de não ser muito comum, a carne de pato é rica em água, minerais, vitaminas e pelo menos 25 gramas de proteína para cada 100 gramas do alimento. Devido a seu valor proteico alto, o pato auxilia no reforço do sistema imunológico e mantém o bom funcionamento dos tecidos.
Minerais como ferro, zinco e selênio estão presentes na composição da carne, auxiliando na produção de glóbulos vermelhos. Além disso, o pato fornece quantidades de vitaminas B12 e niacina, importantes no controle dos níveis de açúcar no sangue e do colesterol de baixa densidade (LDL), e no bom funcionamento do sistema nervoso.
O custo da receita do arroz de pato pode ser um pouco salgado devido à certa raridade do ingrediente principal. Entretanto, o prato rende grandes quantidades, ideal para ser servido em almoços com muitos convidados.
Receita de arroz de pato
Ingredientes:
1 pato inteiro
3 1/2 xícaras de chá de arroz branco
4 dentes de alho
1/2 cebola
3 folhas de louro
1/2 ramo de alecrim
Azeite
Paio a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Tempere o pato com sal, pimenta, alho e cebola picados, azeite, alecrim e folhas de louro. Corte a carne em pedaços e misture os temperos com as mãos. Encha uma panela de pressão com água e leve ao fogo alto por 30 minutos.
Em seguida, desfie o pato e reserve. Refogue o paio em uma panela e quando dourar acrescente o arroz. Ao invés de usar água para cozinhar, use seis xícaras de chá do caldo que cozinhou o pato na panela de pressão.
Quando o arroz começar a secar, acrescente o pato desfiado anteriormente e misture. Para finalizar, utilize mais uma xícara do caldo e deixe cozinhar. Se quiser, refogue um pouco de paio picado e coloque por cima para decorar. Use fios de azeite para regar e sirva em seguida.
Salada para acompanhar
Ingredientes:
1 pé de alface
3 tomates
2 pepinos japoneses
Salsa e cebolinha
Alho
Cebola de cabeça média
Vinagre
Azeite
Sal
Molho inglês
Modo de preparo:
Corte a alface em tiras, pique os tomates em pedaços médios e os pepinos em rodelas. Junte em um recipiente para salada e tempere com sal, azeite e limão. Em seguida, pique a cebolinha e a salsa e rale a cebola por cima. Para finalizar, adicione o vinagre e o molho inglês.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!