Receitas

Atriz de ‘Em Família’ emagrece 5 quilos com chá verde

Por Redação Doutíssima 04/07/2014

A necessidade de emagrecer para viver a nova fase de sua personagem Bárbara na novela ‘Em Família’, levou a atriz Polliana Aleixo retirar os excessos do cardápio, além de recorrer às receitas naturais para perder peso. Além dos hábitos mais saudáveis adotados, ela passou a tomar também o chá verde, que segundo ela é a melhor dica do mundo para quem quer perder peso de forma natural.  A atriz disse ainda que já perdeu 5 quilos após o início da dieta, mas que pretende perder mais três para retomar a forma ideal.

cha-verde-emagrece

Chá verde emagrece, pois estimula enzimas que controlam metabolismo de gorduras. Foto: Shutterstock

Chá verde emagrece e se torna popular

A disseminação do entendimento de que o chá verde emagrece faz com que ele esteja na lista de chás mais populares no Brasil, o que, inclusive, já foi alvo de estudos. Estima-se que a bebida corresponda a 80% ou 90% da produção de chá chinês, terra natal da planta, hoje cultivada em todo o mundo.

Por que o chá verde emagrece

Não há uma tabela nutricional oficial do chá verde, o que se explica pela variação de nutrientes encontrados na folha, que depende muito da forma como a erva foi plantada, adubada e tratada. Ao comparar tabelas nutricionais de diferentes marcas de chá verde, então, é possível encontrar uma série de diferenças.

Ainda assim, a ideia de que o chá verde emagrece se justifica por uma série de fatores, a começar pelo fato der ele ser rico em flavonoides chamados catequinas, que correspondem a fitoquímicos responsáveis pela maior parte de suas propriedades para a saúde.

O chá também é rico em cafeína e a quantidade máxima de chá verde indicada é de quatro xícaras ao dia, ou 600 ml. Preste atenção a esse detalhe, porque, se você ingerir mais do que isso, poderá sofrer com efeitos colaterais indesejados.

Chá verde emagrece e tem outros benefícios

1. Composição de gorduras do corpo: o consumo do chá verde emagrece porque estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras. Dessa forma, incentiva a quebra delas, fazendo com que sejam bem mais usadas pelo organismo e não ficando apenas paradas no tecido adiposo.

Além disso, o consumo do chá verde garante uma melhor composição adiposa no organismo, reduzindo as chances de doenças, como diabetes e hipertensão.

2. Saciedade: as catequinas interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso organismo e que ajudam a manter a ideia de que chá verde emagrece. Ou seja, o consumo do chá nas quantidades recomendadas faz com que você coma menos.

3. Acelera o metabolismo: o chá verde tem efeito termogênico. Os polifenois do chá inibem a ação de uma enzima, a qual, agindo junto com a cafeína, aumenta sua ação de termogênese e a oxidação das gorduras. Mais um aspecto que comprova que o chá verde emagrece.

4. Potente antioxidante: as catequinas do chá verde têm o poder de combater os radicais livres no organismo, atuando na prevenção ou tratamento de doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele.

5. Colesterol: uma pequena fração do colesterol que temos é produzida no corpo, porém, a maior parte provém da alimentação. As enzimas reduzem a absorção desse nutriente no intestino e diminuem a sua quantidade pelo corpo.

6. Melhora o humor: existe um aminoácido no chá verde chamado L-teanina, exclusivo dessa planta e que consiste em cerca de 2% do seu peso. Quando é liberado no corpo, ruma ao cérebro e aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar. Ele aumenta também a produção de ondas alfa no cérebro, elevando a sensação de relaxamento.

7. Otimiza a digestão: outro fator que permite afirmar que o chá verde emagrece, é que a sua ação, diferente dos outros chás digestivos, que trabalham aumentando os sucos gástricos, estimula a microbiota do intestino, conhecida como flora intestinal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Os benefícios do Chá Verde: entenda como sua ingestão pode contribuir para sua saúde

6 benefícios do chá verde

Entrando na onda do chá verde

Verdades e mentiras sobre o chá verde