Clínica Geral

Doenças infecciosas: conheça quais os tipos mais comuns

Por Redação Doutíssima 15/10/2015

As doenças infecciosas são quaisquer doenças causadas por um agente patogênico, como vírus, bactérias, fungos ou parasitas, e transmitidos de ser para ser. Entre esses males estão problemas bastante conhecidos, como gripe, dengue, malária e Aids.

Algumas doenças infecciosas podem ser passadas de pessoa para pessoa. Contudo, algumas são transmitidas através de picadas de insetos ou mordidas de animais. Outras são adquiridas por ingestão de água ou alimentos contaminados ou outras exposições no ambiente.

DOENÇAS INFECCIOSAS - doutissima - iStock

Doenças infecciosas matam mais de 13 milhões de crianças e jovens por ano. Foto: iStock, Getty Images

Doenças infecciosas e temor global

Um estudo conduzido pelo Conselho Global de Higiene revelou que mais de 75% da população mundial adulta está preocupada com o risco pessoal ou de suas famílias contraírem doenças infecciosas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que as doenças infecciosas são responsáveis pela morte de mais de 13 milhões de crianças e jovens por ano.

O estudo foi realizado com mais de 18 mil adultos em 18 países e apontou que a maior preocupação (30%) está relacionada à gripe sazonal, mas há variação entre os países. No Brasil, por exemplo, a gripe sazonal é vista como um receio para apenas 11% dos entrevistados.

“Para crianças, doenças infecciosas podem interromper a ida à escola e, portanto, sua atividade cognitiva e outros desenvolvimentos. Elas também representam uma ameaça de longo tempo que deve ser evitada. Para aquelas crianças que já têm um problema na saúde, como a asma, isso pode se tornar um problema ainda maior”, afirma o presidente do Conselho Global de Higiene, John Oxford.

Para o professor, os investimentos em campanhas de higiene são essenciais no combate a doenças infecciosas. “O que me preocupa mais é a falta de preocupação com que a casa continue a ser uma fonte de infecção, em todas as partes do mundo”, diz o professor.

“O que mais me surpreende é a contínua falta de valorização da ameaça global que os micróbios são. Numa visão global, infecção respiratória e diarreia continuam sendo as duas maiores causas de mortes de crianças no mundo, e ambos podem ser combatidos com higiene”, ressalta Oxford.

Doenças infecciosas mais comuns

Conheça as doenças infecciosas mais comuns e suas principais causadoras:

– Bactérias

 

Organismos unicelulares responsáveis por doenças como faringite estreptocócica, infeções do trato urinário e tuberculose.

 

– Vírus

 

Mesmo sendo menores do que as bactérias, os vírus provocam diversas doenças, desde a gripe até a Aids.

– Fungos

 

Várias doenças dermatológicas, como micoses e pé de atleta, são provocadas por fungos. Outros tipos de fungos infectam os pulmões ou o sistema nervoso.

– Parasitas

 

A malária é provocada por um parasita minúsculo que é transmitido por uma picada de mosquito. Podem ser transmitidos outros parasitas aos humanos através de fezes de animais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!