Nem todo mundo é uma pessoa matinal, mas levantar e malhar de manhã pode ser realmente uma forma incrível de começar o dia. Poucos sabem, mas diversos estudos científicos indicam uma série de benefícios adicionais para aqueles que colocam o exercício físico como a primeira atividade do dia.

 

De toda forma, é importante ter consciência de que a prática regular de exercício auxiliar na manutenção de uma vida saudável – sendo fundamental incluí-los em qualquer parte do dia.

malhar-de-manha-doutissima-istock-getty-images
Malhar na parte da manhã é um ótimo auxílio para reduzir o apetite no restante do dia. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios de malhar de manhã 

Muitas pessoas acham que malhar de manhã é a melhor escolha por uma série de razões. Uma das mais comuns é que quando você se exercita esse período já é possível tirar essa atividade da sua lista – ou seja, você não terá tempo de arranjar outro compromisso e deixar o exercício físico de lado.

 

 Acontece que a ciência revela outros benefícios adicionais – muitos dos quais você talvez sequer imaginava. Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Appalachian indica que exercitar-se na parte da manhã é uma excelente opção para quem deseja uma melhor noite de sono.

 

Segundo uma pesquisa publicada na revista Medicine & Sciences in Sports & Exercise, malhar durante 45 minutos moderadamente na parte da manhã é um ótimo auxílio para reduzir o apetite no restante do dia.

 

Quando você se exercita no mesmo horário todas as manhãs, principalmente se acorda regularmente no mesmo horário, é capaz de ajustar seu sistema endócrino e o ritmo cardíaco. Em outras palavras, o corpo se prepara para despertar e exercitar antes mesmo de você abrir os olhos – podendo tornar o acordar menos doloroso e o exercício ainda mais eficiente.

 

Isso acontece porque ainda quando você está dormindo iniciam determinados processos, como regulação de pressão arterial, frequência cardíaca e fluxo sanguíneo para os músculos. Começa também no sono uma elevação dos hormônios envolvidos na atividade física. Como resultado, é possível que você se sinta mais alerta e com energia, bem como mais disposto a se exercitar assim que acordar.

 

Como se exercitar todas as manhas 

Muitas vezes é bastante difícil adicionar uma rotina de exercícios às manhãs. Para isso, algumas dicas são capazes de ajudar. Veja algumas delas:

 

– Organize-se na noite anterior

 

Uma boa dica para não se atrasar pela manhã é deixar tudo o que você precisa devidamente organizado na noite anterior. Deixe sua mochila com as roupas que irá usar para o trabalho, lanches e roupa da academia separadas para não usar a desculpa de que acordou alguns minutos atrasado.

 

– Agende seu treino

 

Agendar uma aula da academia ou marcar um horário para treinar com um amigo pode ser uma forma de não colocar a opção soneca no despertador. Afinal, você tem um compromisso e faltar não é uma opção.

 

– Durma bem

 

Se você ir para a cama à meia-noite não só será difícil de acordar às 5h30, como será ainda mais difícil encontrar energia para um treino de qualidade. Precisamos de pelo menos de oito horas de sono.

 

– Coma direito

 

Malhar com o estômago vazio não é bom para metabolismo e níveis de energia. Um pequeno lanche pela manhã deve ficar pronto na geladeira. Uma fatia de pão integral com manteiga de amendoim, fatias de maçã com queijo e ingredientes para um shake são ótimos lanches pré-treino.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 


DEIXE UMA RESPOSTA