Esporte

Playlist fitness: confira os hits do momento para a malhação

Por Redação Doutíssima 26/10/2015

Se você precisa de motivação para o seu treino, escolher um bom playlist fitness pode ser um bom começo. Além de ser agradável escutar música durante uma atividade física, especialistas indicam que a batida da música é capaz de ajudar a melhorar o rendimento. E algumas músicas podem ter o ritmo perfeito para o seu treino.

 

Benefícios da música durante a atividade física

Sabe aquela música que faz você entrar “no clima”? Pois esse talvez seja um dos melhores sons que você pode escolher para malhar. Ele realmente é capaz de fazer uma diferença positiva no exercício físico, segundo uma pesquisa publicada no Journal of Sport & Exercise Psychology.

playlist fitness istock getty images doutíssima

Música é capaz de estimular a área motora do cérebro responsável pelos movimentos. Foto: iStock, Getty Images

 

Para chegar a essa conclusão os pesquisadores submeteram 30 pessoas de 20,5 anos em média a atividades físicas – com músicas que elas tinham indicado previamente gostar, e sem melodias. Eles observaram que nos exercícios realizados com música a resistência dos participantes foi maior do que naqueles feitos sem. Concluíram, assim, que a música realmente é capaz de ser um diferencial em termos de motivação para a atividade.

 

Além disso, de acordo com um estudo publicado no International Review of Sport and Exercise Psychology, se bem escolhida a música é capaz de auxiliar na realização de exercícios que devem seguir determinado ritmo. Os estudiosos indicam que ela é capaz de estimular a área motora do cérebro responsável pelos movimentos, ajudando em atividades como levantamento de peso ou caminhada.

 

Como escolher a sua playlist fitness

Segundo uma pesquisa da Universidade de Toronto, Canadá, não basta escolher uma simples música para malhar. Para que ela traga efetivamente algum benefício ao exercício físico é preciso optar pela batida correta.

 

De acordo com os pesquisadores, uma boa escolha é capaz de elevar em até 70% o rendimento – principalmente se a batida da música está sincronizada com o ritmo com o qual você se exercida. Os especialistas alertam ainda que quando a música está em descompasso com o exercício, é capaz de ter até mesmo um efeito contrário.

 

Em outras palavras, antes de sair jogando músicas para sua playlist é preciso medir o ritmo que você executa determinada atividade. Em uma caminhada, por exemplo, isso pode ser bastante fácil. Conte o número de passos que você dá em um minuto – ele corresponderá ao número de batidas por minuto que a música escolhida deve ter.

 

Confira alguns hits que fazem sucesso nas academias e a quantidade de batidas por minuto que cada um deles possui. Depois, aproveite para incluir os melhores na sua playlist fitness:

 

1. Drake – Forever: 70 batidas por minuto

2. Taylor Swift – I Knew You Were Trouble – 77 batidas por minuto

3. Beyoncé – Work it Out – 87 batidas por minuto

4. AC/DC – Back in Black – 91 batidas por minuto

5. ABBA – Dancing Queen – 100 batidas por minuto

6. Kanye West – Stronger – 104 batidas por minuto

7. Sia – Breathe Me – 120 batidas por minuto

8. Rihanna – Don’t Stop the Music – 122 batidas por minuto

9. B-52s – Love Shack – 133 batidas por minuto

10. A Flock of Seagulls – I Ran – 148 batidas por minuto

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!