Esporte

Tênis para caminhada: saiba como escolher o modelo ideal

Por Redação Doutíssima 04/10/2015

Quando você vai escolher um tênis para caminhada, precisa ir muito além de um modelo bonito. Os tênis para esportes e atividades físicas possuem detalhes importantes capazes de ajudar na prática de cada exercício, sendo que a escolha errada muitas vezes pode prejudicar a performance e os resultados.

 

Praticar caminhada é um excelente exercício físico. Cientistas da Universidade de Pittsburgh recentemente revelaram que pessoas com excesso de peso que caminham rapidamente de 30 a 60 minutos diários conseguem perder até 3 kg em 18 meses – tudo sem alterar outros hábitos.

tenis para caminhada

O calçado inadequado para o exercício é capaz de sobrecarregar os músculos. Foto: iStock, Getty Images

 

Tênis diferentes para cada atividade física

Os tênis podem parecer muito semelhantes. Porém, quando você olha atentamente para uma atividade e vê as existências dela, nota que os calçados são bastante diferentes uns dos outros – é o que acontece com a caminhada e a corrida, por exemplo.

 

Ao caminhar, o peso corporal rola a partir do calcanhar e continua para os dedos do pé sucessivamente – os pés absorvem o choque uma ou duas vezes porque há pontos onde ambos os pés estão no chão e dividem o peso.

Ao correr você utiliza muito mais os calcanhares para controlar o movimento – por isso que os tênis feitos para essa finalidade são mais elevados nessa parte do corpo.

 

Acontece que se você utilizar um tênis de corrida para caminhada é possível que haja uma sobrecarga nos músculos, resultando em dor e inflamação. Por isso, é preciso escolher o modelo adequado para a caminhada e também seu tamanho ideal.

 

Como escolher um tênis para caminhada

Escolher sapatos adequados pode evitar desconforto, lesão e vai encorajar um estilo de vida ativo. Quando for em busca deles, use meias que normalmente usaria para se exercitar para experimentá-los. Eles devem ser confortáveis ​​assim que você os calçar – cuide para o calcanhar não escorregar para fora do sapato.

 

Vá às compras durante a tarde ou depois de uma longa caminhada, momento em que os pés estarão inchados e a probabilidade de escolher o número errado diminui.

 

Ficaram apertados? Não espere que eles estiquem e descarte-os de cara. Uma outra dica é observar se há espaço nas laterais dos pés, acima dos dedos e também um espaço entre o final do dedo mais longo e o sapato. Isso é capaz de evitar bolhas, calos e joanetes.

 

Observe ainda o tipo de arco do pé. Para determinar isso, umedeça seu pé e coloque-o em um pedaço de papel. Caso a pisada seja normal, então seu pé é neutro. A curva do pé está muito acentuada? Então ele é cavo. Não apresenta qualquer curvatura? Então o pé é chato. Essa informação é importante para o vendedor ajudá-lo a escolher um bom modelo.

 

Quando você notar que os sapatos estão desgastados, substitua-os. Uma boa forma de observar isso é se você notar maior impacto quando se exercita – essa é a hora de trocar o tênis. Além disso, mantenha um controle da quilometragem do calçado registrado – em média, eles duram aproximadamente 500 a 800km.

 

De todo modo, a melhor maneira de garantir que você vai desfrutar do exercício é ter um sapato que se encaixa perfeitamente. Se você decidir caminhar, correr, ou até mesmo treinar na academia, um tênis adequado pode ser fundamental para alcançar seus objetivos.

 

Estudiopass dá acesso ilimitado

 

 Para quem não conhece, a Estudiopass te dá acesso ilimitado a aulas de pilates, crossfit, lutas, danças, treinamentos funcionais e muitas outras atividades, em 620 unidades cadastradas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. A mensalidade é de R$ 99,90, mas para o leitor do Doutíssima o primeiro mês sai pela metade do valor. 

 

O aluno pode ir ao mesmo estúdio até três vezes durante o ciclo mensal de assinatura, o que estimula a troca de estúdios e de atividades. Agora não tem desculpa, chame os amigos e aproveite as mais de 140 atividades que são oferecidas pelo Estudiopass. Para conseguir o desconto, insira o código DOUT50 após cadastro no site.

 

A promoção é válida somente até o dia 18 de dezembro, às 23h59. Caso o aluno queira cancelar a assinatura após o primeiro mês, não há nenhum tipo de multa ou carência do plano. Assinatura sem multa de cancelamento e sem permanência mínima exigida.

 

Para que o cancelamento seja feito sem cobrança da próxima mensalidade, é necessário que ele seja solicitado com até 5 dias de antecedência da próxima data de cobrança. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros