Dieta

Água de abacaxi é apontada como aliada para perder peso

Por Redação Doutíssima 27/10/2015

Existem diversos alimentos que são aliados de uma dieta balanceada e da prática de exercícios em busca do emagrecimento. A água de abacaxi é um deles, uma fórmula que adiciona hidratação e nutrientes no organismo.

água de abacaxi istock getty images doutíssima

Abacaxi é uma fruta cheia de nutrientes e substâncias importantes para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer a água de abacaxi

A água de abacaxi é como uma água saborizada e seu preparo é bem simples. Descasque e corte a fruta de tamanho médio em pequenos pedaços. Coloque-os em uma jarra ou recipiente apropriado e cubra com água filtrada.

Para adicionar refrescância e sabor ao preparo, coloque um pequeno punhado de folhas de hortelã fresca bem lavadas. Deixe tudo descansar na geladeira por aproximadamente oito horas. O ideal é fazer à noite para consumir no dia seguinte.

É ideal que parte da água com abacaxi seja consumida em jejum, alguns minutos antes do café da manhã. O restante pode ser ingerido ao longo do dia.

Entenda os benefícios

O abacaxi é uma fruta cheia de nutrientes e substâncias importantes para a saúde. Uma das mais famosas é a bromelina, uma enzima que tem o potencial de digerir proteínas. Além de ajudar na digestão, esse ingrediente é um poderoso antioxidante que combate o envelhecimento das células.

Um estudo da Faculdade de Ciências Médicas de Cuba ainda aponta outros benefícios da bromelina. Ela é capaz de agir e combater células cancerígenas. A maior concentração da enzima está no miolo da fruta, então não esqueça de incluir essa parte na sua água de abacaxi.

A fruta também contém outras enzimas com ação antioxidantes. Elas ajudam a eliminar toxinas nos órgãos do sistema digestivo, tornando a digestão mais fácil. Isso contribui com a redução do inchaço pela retenção de líquidos.

Além disso, o abacaxi possui mineirais como cálcio, manganês, potássio, iodo e vitaminas A e C. Essas substâncias são importantes para o equilíbrio dos eletrólitos, para regular as funções da tireoide, evitar cãibras, fortalecer dos tecidos e o bom funcionamento da visão.

Perda de peso saudável

A água de abacaxi pode ser uma poderosa aliada na perda de peso e na inclusão de mais nutrientes na dieta. Mas adotar uma alimentação saudável e regulada é o ponto principal para poder dar tchau para os quilinhos extras.

Não podem faltar no prato de quem quer emagrecer uma rica variedade de vegetais, como legumes e verduras, que são repletos de nutrientes, fibras, e saciam e alimentam o corpo da melhor forma. As frutas também não podem ficar de fora do cardápio diário.

Cereais integrais e proteínas magras completam as necessidades básicas de macronutrientes que o corpo precisa para funcionar bem. Nada de tirar um ou outro da alimentação.

O acompanhamento de um nutricionista ajuda a adaptar receitas, preferências e quantidades para os melhores resultados possíveis. E não esqueça que as coisas não mudam da noite para o dia. Emagrecer é um processo que exige comprometimento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!