Com a cotação do dólar próxima aos R$ 4, os brasileiros podem optar por conhecer melhor o País, principalmente as cidades históricas. Destinos que não apenas esbanjam pontos turísticos, mas também guardam fatos e características que auxiliam o turista a entender acontecimentos políticos e detalhes da colonização no Brasil.
Além disso, a maioria da rotas oferece passeios a museus, trilhas ecológicas, festas populares, praias e grandes paisagens por um custo relativamente baixo quando comparadas a uma viagem internacional.
5 cidades históricas brasileiras para conhecer
Confira a seguir 5 cidades históricas do Brasil e comece a programar uma viagem pelo tempo:
Ouro Preto (Minas Gerais)
Considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1980, sua arquitetura colonial ainda é preservada. Antes da colonização, a cidade era habitada por povos indígenas e conhecida como Vila Rica, pois recebia colonizadores à procura de ouro.
As casas e igrejas da região mostram a arte barroca, transformadas por escultores como Aleijadinho. O período de maior movimento em Ouro Preto é durante o carnaval e a Semana Santa, quando desfiles e exposições são promovidos pela cidade.
Além disso, o município oferece passeios de Maria Fumaça e trilhas pelo Parque Estadual do Itacolomi.
Olinda (Pernambuco)
Olinda também recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade da Unesco. A cidade foi fundada em 1537 por Duarte Coelho Pereira, que instalou o primeiro engenho de açúcar e agricultura da região.
Conhecida pelo carnaval de rua ritmado pelo frevo e pelos famosos bonecos gigantes de Olinda, a cidade também exibe igrejas marcadas pelo barroco. Dentre os locais mais visitados estão a Igreja da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Convento de São Francisco e a Ladeira da Misericórdia, além das lojas de artesanato.
Tiradentes (Minas Gerais)
A cidade recebeu seu nome em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, dentista e militante personagem principal da Inconfidência Mineira. O município também é considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, após recuperar partes históricas de igrejas, casas e monumentos.
A Matriz de Santo Antônio carrega traços de Aleijadinho e é a segunda igreja em ouro do Brasil. Na região de Largo das Forras, charretes levam turistas para conhecer as principais atrações mineiras.
Salvador (Bahia)
Salvador foi a primeira capital nacional e sede colonial portuguesa no Brasil, descoberta em 1510. Com a chegada de Tomé de Souza em 1549, o primeiro governador do País, a cidade foi de fato fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos.
Localizado no Pelourinho, o Centro Histórico de Salvador reúne a arquitetura colonial, além de atrair turistas, principalmente no Carnaval. O município foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985, e é considerada historicamente uma das mais importantes da América.
São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul)
Um dos palcos da colonização do Brasil pelos portugueses, São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, preservou a missão dos jesuítas, que evangelizaram os índios. A instalação definitiva do antigo povo jesuítico-guarani ocorreu em 1697.
As ruínas do sítio arqueológico da região foram declaradas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 1983.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!