Alimentação infantil

Obesidade na juventude diminui a expectativa de vida. Saiba como manter a obesidade longe de você!

Por Redação Doutíssima 03/05/2014

A obesidade na juventude, ou quando começa na infância, é um caso que vai além da vergonha pela diferença física e pelas brincadeiras de mal gosto dos amiguinhos da escola. Há um tempo que a obesidade é considerada uma doença e seus agravantes durante esse período de formação do indivíduo faz diminuir a expectativa de vida.

obesidade na juventude

 

Os riscos da obesidade na juventude

 

A maioria dos casos de obesidade na juventude é oriunda da obesidade infantil. Além dos casos de predisposição genética, os hábitos alimentares e estilo de vida são os maiores responsáveis por essa doença. O papel dos pais é fundamental na educação e no ensino de bons hábitos às crianças. Com o crescente aumento da cultura da alimentação fast-food, muitas crianças se apegam ao hábito da recompensa dos fins de semana comendo alimentos gordurosos e excessivamente calóricos. Quando crescem, essas crianças vão constantemente se recompensarem comendo o que desejam. Os pais devem evitar esse tipo de associação com a comida.

A falta de exercícios físicos é outro ponto importante que desde a infância influencia no desenvolvimento da obesidade na juventude. Crianças que nunca praticaram exercícios não criam esse hábito. Na sociedade atual, as crianças gastam muito mais tempo diante de vídeo games, assistindo televisão ou navegando na internet, no lugar de brincarem com atividades que as façam gastar energia e calorias!

Essa pré-disposição na criança obesa não exclui que os não obesos tenham excesso de peso quando entram na adolescência. Todos devem estar atentos principalmente quando os hábitos de vida não são muito saudáveis.

 

Complicações na saúde relacionadas à obesidade na juventude:

 

  • obesidade na juventudeAsma. O número de crianças e adolescentes asmáticos que são também obesos é significativamente maior do que os que tem o peso ideal.
  • Diabetes do tipo 2. Nos últimos anos, essa doença vem atingindo cada vez um maior número de crianças e adolescentes. A relação é direta com caso de obesidade na juventude.
  • Hipertensão. Crianças e adolescentes obesos têm cerca de 9 vezes mais chances de sofrerem com o aumento da pressão arterial.
  • Problemas ortopédicos. O excesso de peso força demasiado os ossos e as cartilagens ainda não totalmente formadas das crianças e dos adolescentes.
  • Depressão. Muitas crianças e adolescentes não suportam o fato de não estarem nos padrões. Sofrem também com o preconceito na escola e acabam se tornando depressivos.
  • Apneia do sono. A obesidade na juventude causa dificuldades de respiração durante o sono, levando muitos adolescentes a sofrerem com a apneia do sono.

 

 

Evite a obesidade na juventude!

 

A principal recomendação é aos pais, que devem instigar bons hábitos aos filhos desde pequenos. Procure fazer alimentações variadas e saudáveis. Faça pratos coloridos. Sempre varie no tipo de carne e come alimentos ricos em fibra, que saciam mais. Coma muitas saladas, vegetais e legumes antes do prato principal. Beba bastante água, ao menos 2 litros por dia. Troque o refrigerante pelos sucos naturais. Na hora da sobremesa, coma primeiro frutas e se mesmo assim não resistir aos doces, modere na porção. Sobretudo, mecha-se. Pratique exercícios, mesmo que você só possa fazer 1 vez por semana, já é melhor do que nada. Suba escadas, caminhe até o ponto de ônibus. Saia da comodidade em nome da saúde!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos para combater o excesso de peso

Contra a obesidade: conheça os benefícios do exercício físico na perda de peso

Acabe com a obesidade! Dicas para mudar a alimentação e rotina

Vença a obesidade para emagrecer em 2014

Dúvida do leitor: somente exercícios podem resolver o problema de obesidade?

Evitando a obesidade mórbida: catarinense muda hábitos e perde 26 kg