Maquiagem

Make dark: inspire-se em famosas para aderir ao estilo gótico

Por Redação Doutíssima 16/11/2015

O make dark com traços góticos e uma pegada rock’n’roll é adorado pelas famosas. A cantora neozelandesa Lorde, por exemplo, é adepta do batom roxo bem escuro. Já Taylor Momsen não abre mão do olho preto esfumado. O fato é que as cores fechadas garantem um visual emblemático e cheio de personalidade.

O estilo gótico foi muito marcante em movimentos culturais e artísticos da Idade Média, caracterizados por uma estética escura, com elementos simbólicos e espirituais, que influenciaram o cenário da moda. Mas isso não significa que você precise ter esse estilo para experimentar o look. Todas as mulheres podem se aventurar com o make dark.

make dark istock getty images doutíssima

Olhos e lábios marcantes são algumas das principais características da maquiagem gótica. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer um make dark?

A maquiadora Cibelie Trindade explica que a maquiagem gótica é caracterizada pelo uso de uma base bem clara, combinada com batom escuro e olhos esfumados. “Para fazer o look é necessário ter um lápis de olho preto, delineador e cílios postiços”, indica a especialista.

Olhos e lábios marcantes são algumas das principais características da maquiagem gótica. Por isso, cores como preto, marrom e vermelho são básicas e indispensáveis. O ideal é esfumar o olho com tons mais claros no centro e escurecidos nos cantos, para destacar ainda mais a profundidade do olhar.

A especialista indica que, para um make gótico autêntico, o melhor é usar a cor preta para contornar, delinear e esfumar o olho. “Já as cores de batons que podem ser usadas são preto, roxo, marrom e outras tonalidades escuras”, recomenda. É possível investir, até mesmo, na cor azul marinho.

É preciso ter um cuidado especial com o acabamento da maquiagem. “No final, ela precisa estar limpa, bem definida e sem borrados”, lembra Cibelie. É interessante, também, alinhar o make com um cabelo bem volumoso e destacado. “Pode ser liso, ondulado ou cacheado”, diz a maquiadora.

Antes de investir na maquiagem gótica, é necessário considerar a ocasião. “Não indico esse tipo de maquiagem para o dia. Mas em um evento no qual a mulher possa apostar em um estilo dark ou rock, eu com certeza recomendo”, conclui a especialista.

Famosas adoram o make dark

A pálpebra esfumaçada preta é uma opção infalível para quem é fã do make dark. Celebridades como Demi Lovato, Vanessa Hudgens e Emma Stone já aderiram ao visual. Ele pode ser feito com auxílio de um pincel chanfrado, para ficar contornado de forma mais ou menos chamativa, de acordo com o seu gosto.

O mais interessante em relação ao make dark é que ele pode ou não ser combinado com um estilo gótico. Por exemplo: vale apostar na maquiagem combinada com um vestido preto, ou também com um modelo em rosa pink. Brincar com diferentes personalidades dentro de uma mesma produção é sempre uma alternativa arrojada e moderna.

Em relação aos acessórios, a maquiagem gótica cai bem com a gargantilha choker, elemento que voltou a ganhar força neste ano como acessório fashion. Já os coturnos são uma ótima opção de calçado para combinar com uma produção nesse estilo. As possibilidades são amplas. Vale experimentar!