Maquiagem

Como se maquiar sozinha: confira dicas e cuidados essenciais

Por Redação Doutíssima 18/08/2015

Se você não tem familiaridade com a maquiagem, pode se assustar só de pensar na quantidade de produtos e acessórios necessários para uma produção básica. Mas não é preciso se preocupar: aprender como se maquiar sozinha é uma questão de prática. Com o tempo, é possível se aventurar em looks cada vez mais ousados.

O makeup artist Henrique Azevedo confirma que determinados hábitos podem fazer toda a diferença na sua aparência. “Delicadeza na aplicação dos produtos e descobrir quais são os ângulos do rosto que mais te valorizam são alguns segredos”, revela. Isso vale para todas as mulheres.

como se maquiar sozinha

Para um bom resultado da maquiagem, é preciso praticar e escolher bons produtos. Foto: iStock, Getty Images

 

Como se maquiar sozinha: produtos indispensáveis

Para aprender a se maquiar sozinha, é preciso ter em mãos alguns itens essenciais. “Para um make em casa, é indispensável o uso de primer, base, corretivo, pó, iluminador, blush, pigmento para sobrancelha, rímel, batom ou gloss”, destaca o especialista.

Os produtos podem ser aplicados na ordem em que foram citados. O primer precisa ser utilizado em todo o rosto, para preparar a pele. Em seguida, o corretivo entra em ação, escondendo olheiras e manchas. Na sequência, a base para uniformizar a pele. O pó dá o acabamento, disfarçando a oleosidade.

Depois, vem a parte dos detalhes. O blush pode ser aplicado nas maçãs do rosto, para garantir um ar mais saudável na aparência. Um lápis para a sobrancelhas deve ser usado para corrigir as falhas no arco, enquanto a máscara para cílios abre o olhar. Finalize com um batom nos lábios para arrasar.

O grande segredo de se maquiar sozinha e conseguir um ótimo efeito, conforme aponta Henrique, não são só os produtos. “A aplicação é que representa a parte mais complexa do make”, aponta o profissional. Ele crê que é importante contar com os pincéis adequados e praticar bastante a aplicação, para conquistar o resultado final desejado.

Dicas rápidas sobre se maquiar sozinha

Se você está aprendendo como se maquiar sozinha, o makeup artist conta com algumas orientações valiosas. “Sempre esteja com o rosto bem limpo antes de se maquiar e não deixe de passar seus cremes rotineiros. Polir bem a pele faz toda a diferença”, garante.

De acordo com ele, um cuidado indispensável ao se maquiar sozinha é prestar atenção no excesso ou na falta de produtos. “Por medo, as pessoas têm a tendência de aplicar muito pouco. O que acontece, então, é que logo depois a maquiagem já sai completamente. Não é um litro, mas também não são duas gotas de make. Precisa haver um equilíbrio”, ressalta.

Confira, abaixo, mais algumas dicas rápidas fornecidas por ele para se maquiar sozinha sem medo:

1. Beauty Blender

como se maquiar sozinha

O uso do beauty blender na hora de se maquiar pode deixar a pele com aspecto uniforme. Foto: Shutterstock

O famoso beauty blender, uma espécie de esponja, é ótimo para deixar a pele mais uniforme e com um aspecto limpo. Ele ajuda a dar um acabamento melhor na aplicação do corretivo e da base.

2. Iluminadores

como se maquiar sozinha

Produtos iluminadores são úteis na maquiagem por destacarem linhas de expressão no rosto. Foto: Shutterstock

Sombras iluminadas sempre são mais fáceis de esfumar do que as opacas. Os próprios iluminadores também ajudam a otimizar linhas de expressão.

3. Pincéis

como se maquiar sozinha

A escolha dos pincéis certos ajuda a criar efeitos diferentes na hora de se maquiar. Foto: Shutterstock

Os pincéis ajudam a dar precisão para a criação de efeitos no make. Lembre-se de que a automaquiagem é uma arte e que, em cada um dos passos, cada mulher precisa ir descobrindo seus próprios truques.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!