Moda

Chokers: gargantilhas no estilo de coleiras estão em alta

Por Redação Doutíssima 25/09/2015

Se tem um acessório que está bombando no momento, na televisão e nas produções das it girls mais badaladas, é gargantilha no estilo coleira. Também conhecidas como chokers, essas peças são caracterizadas por serem bem coladas no pescoço, imprimindo personalidade e estilo ao visual.

As chokers remetem ao visual punk dos anos 80, como peças pesadas e muito marcantes. Na década atual, entretanto, a releitura do acessório ganha traços menos caricatos e mais modernos e sofisticados, em cores douradas e com chapas metálicas. Foi o que se observou nos desfiles de grifes como Valentino e Chanel.

chokers - doutissima - iStock

Gargantilha no estilo coleira está em alta na televisão e nas produções das it girls. Foto: iStock, Getty Images

Choker é destaque em A Regra do Jogo

Se a choker já andava dando pinta nos looks de famosas como Manu Gavassi e Kylie Jenner, agora ela promete conquistar de vez todas as mulheres ligadas em moda. Especialmente porque o acessório entrou nos holofotes na novela A Regra do Jogo, no look da personagem Atena.

Interpretada por Giovanna Antonelli, a vilã da trama tem a choker como acessório marcante de seu visual. No caso dela, a peça escolhida é lisa, dourada e metalizada, com o propósito de sofisticar a produção. Cai como uma luva com seus looks compostos por saias assimétricas e vestidos em couro recortados.

Considerando que a personagem possui um visual sofisticado, a choker dela fica bem tanto nas produções do dia a dia – com uma pegada mais urbana – quanto nos visuais noturnos mais elaborados. É um ótimo exemplo da versatilidade do complemento, para que as mulheres possam se inspirar.

Chokers: como usar?

Apesar da gargantilha em destaque no horário nobre da televisão ser mais sofisticada, também existem opções de chokers para acompanhar produções arrojadas e menos rígidas. Os modelos flexíveis, como os de camurça ou nylon com fitinhas e pingentes, são perfeitos para um visual hipster no dia a dia.

Para as moderninhas, há também a opção de investir em uma choker tatuada. Isto mesmo: é possível “usar” o acessório através de uma tattoo no formato de colar em torno do pescoço. Quem quiser um look bem diferenciado, pode ainda usar outros colares junto com o desenho.

Na hora de escolher a choker que melhor se adapta ao seu visual, é interessante ponderar a ocasião em questão. Para um evento de gala, prefira os modelos com pedrarias e adornos. Já para o dia a dia, vale a pena usar as coleiras menos rígidas.

Se estiver na dúvida sobre como acertar no uso da peça, considere dar uma espiada nas produções das celebridades. A atriz Lindsay Lohan, a cantora Manu Gavassi e a modelo Kylie Jenner preferem lançar mão do acessório em produções informais, com regatas e shorts.

Já em se tratando de uma ocasião especial, a dica é ficar de olho nas chokers do tapete vermelho. Personalidades como Kim Kardashian, Jennifer Lopez, Juliana Paes e Elle Fanning foram algumas das que já optaram pelo complemento em tons de prata ou dourado, para acompanhar o traje de gala. Vale se inspirar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!