Motivação

Veja como fugir das gafes na confraternização de fim de ano

Por Redação Doutíssima 19/11/2015

Os últimos meses de 2015 chegaram e, com eles, a confraternização de fim de ano vira compromisso na agenda. É natural que, para celebrar mais um ciclo completo, as empresas disponibilizem uma festa aos funcionários, com direito a comes e bebes. Essa pode ser uma ótima oportunidade para socializar, desde que você tome cuidado com as gafes.

Para que a confraternização de fim de ano não faça você “queimar seu filme” diante de colegas e superiores, é preciso tomar alguns cuidados com as regras de etiqueta. Não é porque você está em um ambiente informal que vai poder se comportar como se estivesse em uma noite entre amigos. Lembre-se: a festa ainda é um compromisso de trabalho.

confraternização de fim de ano istock getty images doutíssima

É preciso tomar alguns cuidados com as regras de etiqueta nas confraternizações. Foto: iStock, Getty Images

Confraternização de fim de ano: evite gafes

Se você não tem a mínima ideia sobre como se portar na festa, vale a pena seguir algumas dicas para evitar encrencas. Confira algumas orientações para não pagar mico:

 

1. Beba e coma com moderação

A confraternização da empresa provavelmente vai oferecer pratos e bebidas. Mas isso não significa que você deva se esbaldar. Não se empolgue com a oferta, pois beber demais e passar da conta pode ser a porta de entrada para situações constrangedoras.

Mesmo que o cardápio da noite seja atraente, não “ataque” o buffet. Você pode repetir quantas vezes quiser, mas prefira experimentar os petiscos aos poucos. Não fique totalmente afobado.

 

2. Não fale mal da empresa

A festa não é o momento ideal para você se reunir com os colegas e falar mal do chefe. Essa é a pior ocasião para trazer à tona situações indelicadas ou relembrar eventos ruins que aconteceram durante o ano. Esses tópicos de conversa estão proibidos.

 

3. Use roupas adequadas

Fique atento ao dress code do evento. Se for permitido um traje informal, não exagere. Você pode até suspender o uso do terno e da gravata, mas mantenha uma linha de elegância no visual. Não use roupas amassadas e dê preferência aos elementos clássicos, como uma camisa social.

 

4. Evite paqueras

Acima de tudo, lembre-se: a confraternização não é uma balada. Ou seja, essa não é a ocasião perfeita para você tentar “se dar bem”. Você estará cercado de colegas e, portanto, precisa manter a postura profissional.

 

5. Não leve muitos convidados

Se o convite para a confraternização especificar que você pode levar a família à festa, não há problemas em fazer isso. Mas isso não significa convidar tios, primos, sogros e parentes. Siga sempre as orientações fornecidas pela companhia em relação ao número de convidados.

Dicas para usufruir da confraternização

Agora que você já sabe como evitar gafes no evento, vale a pena verificar algumas dicas para aproveitar plenamente a confraternização. Essa é uma ótima oportunidade para ampliar seu networking, ou seja, sua rede de relacionamento no trabalho. Aproveite para dialogar e conhecer outros funcionários da equipe.


A festa também é um momento para trocar ideias com seu chefe de forma mais informal. Mas atenção: isso não significa puxar o saco. A dica é interagir naturalmente e não tentar se promover ou aparecer diante da chefia. O bom senso deve prevalecer sempre.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!