Fertilidade

Quer engravidar rápido? Confira dicas que podem ajudar

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

A gravidez pode acontecer antes do que se espera se você planejar adequadamente a chegada do bebê. Existem várias maneiras de acelerar o processo uma vez que se decida ter filhos, e para engravidar rápido a primeira coisa a fazer é conhecer o funcionamento do próprio corpo e os dias férteis.

engravidar-rapido

Pequenas mudanças ajudam você a engravidar o quanto antes. Foto: iStock, Getty Images

Engravidar rápido e conhecer o ciclo fértil

Os dias com maior possibilidades de fertilização são calculados a partir do ciclo menstrual. Esse ciclo começa com a fase folicular ou proliferativa, já no primeiro dia de menstruação, e dura, em média, 28 dias. É nessa época que os folículos do ovário se desenvolvem e um deles amadurece o suficiente para ser fecundado.

Uma segunda fase, chamada ovulatória, ocorre quando o folículo se desenvolveu por completo, liberando o óvulo a ser fecundado através do ovário. Essa etapa acontece a partir do 14º dia do ciclo menstrual.

É nessa fase que a mulher tem chances maiores de engravidar, já que está mais fértil geralmente entre os cinco dias antes da ovulação e os dois que se seguem.

Na terceira e última fase, que acontece nas semanas 3 e 4, o óvulo é encaminhado até o útero se for fecundado ou começa a regredir até ser eliminado junto com o endométrio (que forma a placenta durante a gestação) na próxima menstruação. Essa etapa é chamada de lútea ou secretória.

Temperatura do corpo ajuda a engravidar rápido

Medir a temperatura todos os dias pela manhã pode ajudar a descobrir o momento mais fértil da mulher. Logo quando acordar, utilize um termômetro comum, pela boca, para descobrir o calor do seu corpo.

Faça uma pequena tabela, anotando os resultados desde o primeiro dia de menstruação. Os resultados podem indicar quando você pode engravidar rápido.

A temperatura costuma ser menor nas duas primeiras semanas do ciclo menstrual, que é o período que antecede a ovulação. Geralmente, ela varia entre 36ºC e 36,5ºC. Depois da ovulação, ela pode aumentar 0,5ºC e 0,8ºC. Essa temperatura de aproximadamente 37ºC deve permanecer até a chegada da menstruação.

Em algumas mulheres, esse padrão de oscilação da temperatura costuma não acontecer, o que torna difícil saber quando engravidar rápido porque o período de ovulação não é identificado.

Muco cervical indica quando engravidar rápido

O colo do útero elimina alguns fluídos que também podem indicar o período de fertilidade. Entre eles, está o muco cervical, um líquido que lembra bastante a clara do ovo. Esse muco elástico costuma aparecer a partir do décimo dia do clico menstrual e o dia da ovulação, período no qual você pode engravidar rápido.

Não apenas o funcionamento natural do organismo pode ajudar na fertilidade da mulher. Algumas situações rotineiras também podem colaborar com quem quer engravidar rápido. A gravidez pode ser acelerada quando se mantém uma alimentação com equilíbrio.

Além disso, a prática constante de exercícios físicos e regularidade nas relações sexuais são fundamentais. Mas, quando começar a tentar engravidar, o principal é ficar tranquila e esperar. O estresse prejudica desestabilizando psicologicamente e fisicamente.