Filhos

Pais de primeira viagem: veja os equívocos mais frequentes

Por Redação Doutíssima 04/12/2015

As dúvidas que permeiam a família com a chegada de um bebê, na maioria das vezes, são associadas à mãe. Mas os pais de primeira viagem também ficam cheios de receios e pode ser que cometam alguns equívocos. Então, papais, algumas dicas podem ajudar a deixar esses momentos mais leves e serem curtidos, como deve ser.

Pais de primeira viagem precisam ser pacientes

Para começar, aproveite os meses de gravidez para se preparar, principalmente, a não ter a sensação de estar sendo excluído quando o bebê chegar. É muito comum que os pais de primeira viagem sintam-se deixados de lado quando a maior parte das atenções se voltam para as mães.

pais de primeira viagem

Paciência e companheirismo são fatores importantes para aproveitar o momento da paternidade. Foto: iStock

Compartilhe todos os momentos da gravidez ao lado de sua parceira, tenha paciência, procure entender as mudanças emocionais e físicas pelas quais ela vai passar e curta os instantes mais mágicos que um filho pode proporcionar. 

Por quê a paciência é importante? Porque você vai ser o suporte da família e isso pode gerar um grande medo,o que é inevitável, mas não precisa ser cultivado. Entenda que você vai receber muitas visitas por um longo período, então sinta-se grato pela amizade e pelo carinho demonstrado à sua família.

Novamente, paciência é a palavra de ordem. Pais de primeira viagem, especialmente, são bombardeados com opiniões e soluções para tudo o tempo todo. Relaxe e entenda que será só uma fase. Não vai demorar para que as coisas tomem o seu devido lugar.

 

Medos dos pais de primeira viagem

Os pais de primeira viagem, normalmente, entre outros medos, têm receio de dar banho e trocar fraldas. Aceite que você precisa ser capaz disso e muito mais. Haverá momentos em que sua companheira terá de delegar essas tarefas a você e não vai demorar para que você sinta o quanto tudo isso pode ser prazeroso.

Um outro aspecto que costuma assustar bastante os pais é o choro do bebê. Calma, fique tranquilo, o choro é normal e será a única forma com a qual ele conseguirá se comunicar com o mundo. Acredite na sua intuição, pois se algo realmente preocupante estiver acontecendo, você saberá.

Para amenizar os receios dos papais e mamães de primeira viagem, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou, em 2009, o livro Filhos – da gravidez aos 2 anos de idade. A publicação pode ser uma grande ajuda para lidar com esse novo momento na vida de sua família.

Além disso, não se desespere quando perceber momentos em que o bebê vai preferir estar com a mãe do que com você. Esse é um laço muito forte, de grande envolvimento. Mas não se preocupe, pois com o tempo, chegará o seu instante de fortalecer os laços com seu filho. E eles serão só seus.

Pais de primeira viagem também se incomodam com a “desarrumação” da estrutura familiar. Conforme-se. Ela nunca mais será a mesma. Aceite essa mudança o quanto antes para que a vida em família entre nos novos, e saudáveis, trilhos.

E saiba que você é o agente que vai trazer sua esposa de volta aos seus braços. Depois do primeiro trimestre do nascimento do bebê, é você que terá de lembrá-la, com muito afeto e carinho, que ela não é apenas mãe.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!