Você sabe o que é maca peruana e como incluí-la no seu dia a dia? Saiba que essa planta pode ser sua grande aliada, pois é considerada afrodisíaca, ajuda a emagrecer e ainda previne problemas de saúde. Com tantos benefícios, vale a pena conhecer um pouco mais sobre ela.
Trata-se de um tubérculo que tem o formato parecido com o do rabanete e que é originário da Cordilheira dos Andes. As formas mais comuns e fáceis de consumo são em pó ou em cápsulas.
Maca peruana como afrodisíaco
Que tal consumir a maca peruana para apimentar a relação? Ela tem propriedades afrodisíacas, aumentando a libido.
De acordo com um estudo da Universidade Cayetano Heredia, no Peru, o uso dessa planta aumentou a quantidade de sêmen nos homens. Outras pesquisas sugerem que ela é capaz de aumentar o desejo sexual e reduzir os níveis de ansiedade e estresse.
“Segundo os estudos, a maca peruana pode aumentar a resistência dos homens durante o sexo graças à excelente quantidade de carboidratos, que dão energia, e às vitaminas, que atuam na formação dos hormônios sexuais do organismo”, explica a nutricionista Joice Soares. De acordo com ela, para ter esse efeito, a planta deve ser consumida todos os dias.
A nutricionista também ressalta que ela é capaz de melhorar a fertilidade, já que possui vitaminas importantes ligadas ao aumento da quantidade de espermatozoides e à sobrevida maior dos óvulos.
Benefícios da maca peruana
Não pense que o aumento do desejo sexual é a única vantagem proporcionada pela maca peruana. Entre os povos antigos das montanhas peruenses, ela era consumida para diminuir a fadiga e ter mais libido, mas, atualmente, já são conhecidos outros benefícios.
Joice menciona que a maca peruana é extremamente nutritiva. Ela pode, inclusive, ser a queridinha de quem quer perder peso. “Ela é rica em fibras, o que ajuda quem está tentando emagrecer, pois dá saciedade”, pontua a nutricionista.
Além disso, ela observa que a planta auxilia na prevenção da diabetes e estimula o intestino a funcionar corretamente. Já os minerais presentes na planta previnem anemia e osteoporose.
Pensa que os benefícios param por aí? Joice diz que a maca peruana também é rica em vitaminas que ajudam na prevenção dos calorões durante a menopausa.
Como consumir
E quanto ao consumo? Joice esclarece que, se for consumida em pó, a recomendação é de uma a duas colheres de sopa por dia. “O ideal é diluí-la em bebidas frias, como sucos de frutas, leite, batidas, iogurtes ou até mesmo em água em temperatura ambiente ou gelada, já que a planta não tem gosto forte”, afirma.
Segundo a nutricionista, não é necessário consumir a quantidade total indicada de uma vez só: ela pode ser distribuída nas refeições ao longo do dia. Entretanto, se você preferir, pode consumir a maca peruana em cápsulas. “A recomendação total é de 500 mg ao dia. Também pode ser distribuída em duas cápsulas, pela manhã e tarde, por exemplo”, diz Joice.
Não há muitas restrições para o consumo, já que ela não age diretamente no sistema nervoso, conforme explica a nutricionista. “Por ser considerada um suplemento nutricional e não uma erva medicinal, ela pode ser usada por um grupo maior de pessoas”.
Apesar disso, Joice alerta que gestantes e pessoas com doenças crônicas, hepáticas, renais e alergias alimentares devem consultar um médico antes de optar pelo consumo.
Se você quiser incluir a maca peruana na rotina, também tenha cuidado com a procedência da planta. Joice menciona que o ideal é comprar apenas em casas de produtos naturais e farmácias conhecidas. Além disso, verifique se na embalagem há um registro na Anvisa e indicação de responsável farmacêutico.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!