Dica do Nutricionista

Receitas de Ano Novo: alimentos que vale a pena substituir

Por Redação Fortíssima 28/12/2015

Uma mudança de hábitos alimentares requer disciplina e motivação. Por isso, que tal aproveitar o momento e começar 2016 com o pé direito, através de uma vida mais saudável? A dica é repensar as receitas de Ano Novo e fazer trocas inteligentes no cardápio. Manter o equilíbrio nas refeições é fundamental.

“Recomendo, inicialmente, a retirada de frituras e a substituição de refrigerantes por sucos naturais de frutas”, diz a engenheira química especialista em segurança alimentar, Cristina Ferreira. A nutricionista Ana Ceregatti sugere a eliminação dos embutidos e produtos ultraprocessados, principalmente. 

receitas-de-ano-novo-doutissima-iStock

Evite frituras, substitua o refrigerante por suco, elimine os embutidos e invista nas verduras. Foto: Instagram, Reprodução

Receitas de Ano Novo: transforme sua alimentação

Como parte importante de uma reeducação alimentar, Cristina cita a substituição das farinhas refinadas por produtos integrais e também a diminuição do consumo de açúcar refinado. “A dieta precisa ser equilibrada, sem radicalismos, com a inclusão de frutas, verduras, legumes”, aponta.

A nutricionista Ana explica que a melhor alternativa pode ser investir na alimentação que vem da terra. “Frutas e legumes, cereais integrais e castanhas são opções”, indica. Para quem quer aproveitar o novo ano para transformar hábitos, ela recomenda a adoção de uma nutrição mais caseira e da prática da marmita saudável para comer no trabalho. 

Cristina julga importante, também, substituir eventualmente o consumo de carne animal por proteínas vegetais. “Sugiro a inclusão de castanha e grãos na alimentação, no mínimo duas vezes por semana. O consumo de fibras e proteínas vai promover uma sensação maior de saciedade”, explica.

Ana concorda. “A recomendação do Ministério da Saúde é o consumo de, no máximo, 100 g de carne por dia. O brasileiro consome cinco vezes mais. Mais importante do que comer carne é ter no prato leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico, que fornecem ferro e proteínas ao organismo”, salienta.

Outro aspecto relevante, de acordo com Cristina, é a hidratação. “Não podemos esquecer que beber água é fundamental para o equilíbrio do corpo, especialmente no verão”, indica. De forma geral, ela afirma que a dieta do dia a dia deve ser baseada em alimentos proteicos e com baixo teor de gorduras.

Para os lanches, a engenheira indica castanhas e nozes, frutas naturais e frutas secas, como damasco e maçã. “São alimentos práticos que podemos levar na bolsa e no carro. A reeducação alimentar, aliada à pratica de exercícios físicos, vai proporcionar não só emagrecimento, mas melhor qualidade de vida e disposição”, diz.

Perigos da má alimentação

Manter uma dieta equilibrada é importante não só por fatores estéticos, mas principalmente pela saúde. “ O consumo exagerado de gorduras, principalmente as saturadas e trans, sobrecarregam o sistema digestivo. Elas podem se acumular no fígado, contribuir para um quadro de sobrepeso e diabetes”, alerta Cristina.

A nutricionista Ana chama atenção, especialmente, para os embutidos. Nesta categoria, estão incluídos produtos como salsicha, linguiça e frios, inclusive o peito de peru. “A Organização Mundial da Saúde já lançou um alerta sobre a relação dos embutidos com o risco de câncer”, lembra.

Ela alerta também que o consumo exagerado de carnes e lacticínios pode estar associado a doenças cardíacasConforme reforça Cristina, é preciso moderar no consumo de açúcares, inclusive em bebidas.

Muito cuidado com os alimentos industrializados, que contêm conservantes químicos e corantes artificiais. Muitos processos de alergia e problemas gastrointestinais estão associados ao consumo deles”, salienta a engenheira.

A boa notícia é que, atualmente, há várias formas de repensar o cardápio. Nunca é tarde para adotar hábitos mais saudáveis.