Exercícios > Fitness

Bodyweight: conheça o treinamento que usa o peso do corpo

Por Redação Fortíssima 06/01/2016

Quer manter o corpo em forma sem precisar passar horas na academia? O bodyweight é um tipo de treinamento que praticamente não usa equipamentos e máquinas para os exercícios, apenas o peso do seu próprio corpo.

No brasil também conhecida como calistenia, trata-se de uma opção bastante barata e efetiva para manter a forma – e que vai bem além de flexões e abdominais. Que tal experimentar?

bodyweight-shutterstock-doutissima

No bodyweight, o peso do seu corpo é o principal aliado. Foto: Shutterstock

Como funciona a modalidade

Muitas pessoas não percebem os benefícios do treinamento de peso corporal porque imaginam que só é possível se manter em forma dentro de uma academia. Mas, de outro modo, esse modelo de exercício pode ser uma ótima alternativa para ganhar força, construção muscular, aumentar a aptidão cardiovascular e potencializar a perda de peso.

O treinamento bodyweight possui alguns dos exercícios mais comuns e benéficos que você pode fazer. Eles não usam pesos livres ou ou equipamentos complexos. Pelo contrário, a pessoa só precisa do seu próprio corpo e, de preferência, algumas barras.

Bodyweight é uma tendência fitness

Esse tipo de treinamento começou a ganhar destaque nos últimos anos, quando passou a ser explorado comercialmente por profissionais da área. Não é por outra razão que desde 2013 aparece entre as três principais tendências fitness para o próximo ano da American College of Sports Medicine.

Entre todos os benefícios que a modalidade oferece, confira alguns dos principais:

  • Conveniência

Adicionar peso à rotina de exercícios tem suas vantagens, mas quando se trata de seu próprio peso é melhor ainda. Você pode malhar em praticamente qualquer lugar, já que não vai precisar de equipamentos específicos – no máximo uma cadeira ou para se apoiar. 

  • Preço

Com gastos bem menores do que a maioria das atividades físicas, você certamente vai economizar no fim do mês – e com mais qualidade de vida. 

  • Eficiência

Embora exija algum tempo até que você domine as técnicas, os resultados costumam aparecer em pouco tempo, especialmente o fortalecimento da musculatura

  • Coração e força

Um dos principais benefícios de exercícios de bodyweight é a sua habilidade de melhorar a saúde cardiovascular e muscular de uma só vez. Como você altera bastante de posição, mantém a frequência cardíaca elevada, enquanto o peso do corpo e a gravidade trabalham ao mesmo tempo para dar mais força e sustentação.

  • Prevenção de lesões

Segundo uma pesquisa publicada na Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, esse tipo de exercício geralmente é seguro para qualquer pessoa, independentemente de experiência, idade ou habilidade.

Inclusive, os cientistas indicam que muitos movimentos são excelentes para auxiliar na recuperação de pessoas com lesões. Mas tudo, é claro, depende de avaliar a sua situação. em específico. Se o seu braço está lesionado, não adianta colocar o peso do seu corpo sobre ele logo na primeira vez. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!