Motivação

Projeto verão 2016: veja quais são as tendências fitness

Por Redação Doutíssima 30/09/2015

Se você quer começar o seu projeto verão 2016, precisa conhecer as tendências fitness capazes de ajudar nessa missão. A cada ano, novas modalidades vêm sendo criadas para tornar a perda de peso e o fortalecimento muscular mais fáceis e eficazes. Além disso, muitas delas são ótimas para quem não tem tempo para ir na academia.

 

Preocupação com a estética no verão

Durante a temporada outono-inverno, a maioria das pessoas fica confortável em usar qualquer peça de roupa porque em geral elas cobrem a maior parte do corpo, disfarçando gordurinhas. Só que no verão isso é quase impossível, já que os itens de moda são mais abertos e podem evidenciar áreas que muitos acham problemáticas.

projeto verao 2016

Os exercícios são um fator importante para conseguir perder peso com saúde. Foto: iStock, Getty Images

É quando o verão começa que percebemos quantos quilos podem ser adquiridos na temporada de frio. Um estudo holandês publicado na International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders revelou que a circunferência da cintura é maior no inverno do que no verão, tanto em homens quanto em mulheres.

 

Além disso, uma pesquisa da Universidade de Massachusetts indica que há uma pequena redução da atividade física no inverno – o que também contribui para os quilinhos a mais. Por isso, se você quer recuperar o shape, é hora de iniciar o seu projeto verão 2016 com algumas modalidades que estão fazendo sucesso.

 

Modalidades para o projeto verão 2016

Nas academias, existem várias modalidades que você pode utilizar para manter o corpo em forma, mas algumas novidades muitas vezes adicionam benefícios extras. É por isso que a American College of Sports Medicine (ACSM) indica todos os anos quais são as principais tendências em fitness. Confira.

 

1. Treino funcional

projeto verao 2016

Treino funcional utiliza o peso do corpo da pessoa para a execução dos exercícios. Foto: iStock, Getty Images

Uma das tendências que podem ajudar a ter o corpo em forma são exercícios que utilizam o peso do corpo e o mínimo de equipamentos, tornando-os mais acessíveis. É possível encontrar aulas específicas em academias ou até mesmo incluir alguns exercícios isolados em seu treino.

 

2. High-Intensity Interval Training (HIIT)

projeto verao 2016

Treino que envolve exercícios intensos e períodos de descanso ajuda na perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

O treinamento intervalado de alta intensidade, ou HIIT, envolve rajadas curtas de atividade física seguidas por um curto período de descanso ou recuperação. Esses programas de exercício são normalmente realizados em menos de 30 minutos.

 

3. Treinar com um personal trainer

projeto verao 2016

Apoio e acompanhamento profissional é um dos segredos para perder peso com saúde. Foto: iStock, Getty Images

Uma grande tendência capaz de ajudar no projeto verão 2016 é contar com auxílio de um personal trainer. Cada vez mais pessoas estão buscando treinos personalizados e acompanhamento direto de suas atividades.

 

4. Treino de força

projeto verao 2016

Exercícios que exigem força são ótimos para ajudar na conquista do corpo mais definido. Foto: iStock, Getty Images

Quando alguém quer ficar em forma para o verão, sempre coloca suas esperanças em treinamento cardiovascular. Porém, incorporar o treinamento de força é uma parte essencial de um programa de exercício completo para todos os níveis de atividade física e gênero.

 

5. Exercício e perda de peso

projeto verao 2016

Programa de exercícios físicos junto com alimentação balanceada é uma forma de perder peso. Foto: iStock, Getty Images

Além da nutrição, o exercício é um componente-chave de um programa de perda de peso adequado. Profissionais que prestam programas de perda de peso estão cada vez mais incorporando o exercício regular e a restrição calórica em conjunto para um melhor controle de peso.

 

6. Yoga

projeto verao 2016

Além de promover relaxamento, a yoga é capaz de ser uma aliada na perda de gordura. Foto: iStock, Getty Images

Com base na antiga tradição, a yoga utiliza uma série de posturas corporais específicas praticadas para a saúde e o relaxamento. Uma grande novidade é praticar essa modalidade ao ar livre ou em dupla, conhecida como Acroyoga.