Amor e Sexo

Casar ou descasar? Veja dicas para evitar crises conjugais

Por Redação Fortíssima 06/01/2016

Muitas pessoas se perguntam se vale a pena ficar dentro de um casamento infeliz ou a melhor opção é se descasar. Chegar a essa resposta é bastante difícil, principalmente em relacionamentos de longa duração. Ou seja, antes de jogar a toalha é importante dedicar algum esforço para salvar seu relacionamento. Algumas dicas são capazes de ajudar.

descasar-doutissima-shutterstock

Às vezes crises conjugais são inevitáveis, por isso é importante estar preparado para enfrentá-las. Foto: Shutterstock

Descasar está cada vez mais comum

Recentemente, foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dados que mostram um cenário crescente de divórcios no Brasil. De acordo com o levantamento, em 2014 foram registrados cerca de 341 mil divórcios, aproximadamente 200 mil a mais do que em 2004. O aumento é de 161,4% em dez anos.

O estudo mostra ainda a ocorrência de uma queda na duração dos casamentos no país. Se o tempo aproximado era de 19 anos em 1984, as estatísticas de 2014 demonstram que ele tem caído para uma média de somente 15 anos.

Muitas vezes crises conjugais são inevitáveis. Se você não quiser fazer parte das estatísticas, é importante estar preparado para enfrentar os problemas, independente de qual seja a sua decisão final. Parece difícil? Confira quatro dicas que podem ajudar na missão:

  • Escreva

Há muitas coisas que temos dificuldades para conversar e falar diretamente para o parceiro, sendo mais fácil escrevê-las e colocá-las no papel. Evidentemente que isso é apenas uma forma de introduzir o assunto, mas que pode ser bastante útil para que uma questão importante não seja deixada de fora da discussão.

  • Autocrítica

Antes de começar a discutir os problemas que levaram vocês ao desentendimento, faça uma autocrítica e controle suas emoções. Jamais discuta de cabeça quente ou em tom ofensivo. Ao invés disso, afaste-se um momento e deixe o estresse ir embora para retomar o assunto.

  • Racionalize

É importante abordar os problemas de forma racional. Faça uma aproximação colaborativa ao invés de colocar as coisas como se fosse uma luta entre ambos os parceiros,  o que acaba estimulando a ocorrência de crises conjugais.

  • Perdoe

Todas as pessoas cometem erros, então importante saber perdoá-los quando possível. Isso não significa, por outro lado, que você precisa ficar preso a algo que não faz bem e que não parece ter futuro. Apenas aprenda que problemas secundários podem ser superados sem uma crise conjugal

Terapia pode ajudar a superar os problemas

Muitas pessoas tentam e se esforçam, mas não conseguem superar por conta própria os problemas no relacionamento. É possível que nessas horas você pense que a única solução é realmente a separação e o divórcio. Acontece que não precisa ser assim.

Há uma série de serviços que prestam assistência a casais que desejam superar crises dentro dos relacionamentos. A terapia é uma excelente alternativa, que pode ajudar, inclusive, no conhecimento de si mesmo. É surpreendente o que uma abordagem profissional consegue fazer.

Caso nada disso resolva, resta então seguir em frente. E você deve fazê-lo sem medo. Afinal, você tentou de tudo para dar certo, mas não foi possível. Hora de pensar um pouco mais em você ao invés de seguir com discussões desnecessárias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!