Clínica Geral

Ato de lavar a mão ajuda a evitar doenças de verão: entenda

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

Com a chegada do verão, certas condições de saúde aumentam consideravelmente. Uma forma de preveni-las é adotar bons hábitos de higiene, como manter a mão limpa. Lavar regularmente, especialmente depois de determinadas atividades, é uma das melhores formas para não ficar doente e remover germes, evitando também a propagação desse problema indesejado.

mao-doutissima-istock-getty-images

Bons hábitos de higiene, como manter as mãos limpas, ajudam a prevenir doenças. Foto: iStock, Getty Images

 

Doenças comuns são transmitidas através da mão

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a conjuntivite contagiosa ocorre com maior frequência no verão – muitas vezes, inclusive, há epidemias dessa doença. Os sintomas normalmente incluem vermelhidão nos olhos e coceira, além de sensibilidade à luz.

 

Especialistas recomendam evitar coçar os olhos para preveni-la, mas sabe-se que isso nem sempre é possível. Então, uma das melhores medidas para evitar contraí-la é lavar a mão com sabão e água antes de tocar seus olhos. Além disso, evite compartilhar toalhas, óculos ou maquiagem com pessoas que tenham sido infectadas.

 

Da mesma forma, os casos de diarreia costumam aumentar consideravelmente nessa estação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, essa incidência é mais elevada em locais que têm baixas condições de higiene e saneamento básico.

 

Normalmente, esse problema é causado pelo consumo de alimentos e bebidas contaminadas que acabam tendo contato com bactérias como a salmonela, por exemplo. É por isso que é importante ter atenção à forma como são armazenados os alimentos.

 

Além disso, é fundamental fazer uma boa higienização dos alimentos que você vai consumir. E para isso, é indispensável lavar as mãos antes de entrar em contato com eles – já que os agentes nocivos podem estar na sua pele, e não necessariamente no alimento.

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica ainda que, dentre os problemas de saúde com os quais é preciso se preocupar no verão, estão as micoses. É que nessa estação do ano há bastante calor e umidade, uma combinação interessante para a proliferação dos fungos que as causam.

 

Um dos lugares preferidos para que eles ataquem são as unhas. Por isso é importante lavar bem a mãos para prevenir a ocorrência desse desagradável problema. Mas apenas isso não basta porque se você não as secar bem a região ficará úmida e bastante convidativa para o aparecimento de um outro fungo.

 

Como lavar as mãos corretamente

Ao longo do dia você toca em pessoas, superfícies e objetos, podendo acumular germes nas mãos. Embora seja impossível mantê-las livres deles, ao lavá-las com frequência é possível diminuir a transferência de bactérias, vírus e outros micróbios.

 

Manter a higiene é fundamental, principalmente depois de certas situações – como cuidar de uma pessoa doente ou ferida, usar banheiro ou manusear lixo doméstico, por exemplo. Em geral, a melhor forma para lavar as mãos é lavá-las com água e sabão. Faça o seguinte:

 

– Molhe as mãos com água corrente, seja quente ou fria

 

– Aplique sabonete líquido ou em barra

 

Ensaboe bem

 

– Esfregue as mãos vigorosamente durante pelo menos 20 segundos. Lembre-se de esfregar todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, pulsos, entre os dedos e as unhas

 

Enxague bem

 

– Seque bem as mãos com uma toalha limpa ou descartável

 

– Se possível, use uma toalha ou cotovelo para desligar a torneira

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre manter a mão limpa? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!