Clínica Geral

Você conhece os sintomas de insuficiência cardíaca? Diagnóstico precoce pode evitar problemas mais sérios

Por Redação Doutíssima 23/04/2014

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica que se manifesta quando o músculo cardíaco não consegue mais bombear ou ejetar o sangue de forma suficiente e adequada para fora do coração (insuficiência cardíaca sistólica) ou quando os músculos do coração se tornam rígidos e não se enchem de sangue facilmente (insuficiência cardíaca diastólica).

Os sintomas de insuficiência cardíaca dependem da sua gravidade. Isto porque a disfunção do coração é, na maioria das vezes, um quadro progressivo e lento. No entanto, a fraqueza e o cansaço aos esforços costumam ser os principais sintomas percebidos. Já nas fases mais avançadas da doença, o indivíduo pode se cansar com tarefas simples do dia a dia, como tomar banho, comer e até mesmo pentear o cabelo.

sintomas de insuficiência cardíaca

Disfunção do coração é, na maioria das vezes, um quadro progressivo e lento. Foto: Shutterstock

Outro sintoma típico da insuficiência cardíaca é a falta de ar ao se deitar. Este quadro se dá em razão da incapacidade do coração de bombear o sangue para os tecidos do corpo, o que gera um acúmulo do mesmo nos pulmões.

Com isto, o sangue que sai dos pulmões não consegue chegar com eficiência até o coração, pois ele não consegue bombear o sangue que já se encontra em seu interior. Em virtude desta condição, o indivíduo pode sofrer uma congestão pulmonar, sendo que, em casos mais graves, pode até desenvolver um edema pulmonar, o qual, se não diagnosticado e tratado a tempo, pode levar a morte.

Mais sintomas de insuficiência cardíaca

Na insuficiência cardíaca sistólica, quando ocorre de o “coração esquerdo” parar de bombear o sangue eficientemente para os órgãos, os rins interpretam isso como uma queda no volume de sangue do corpo. Dessa forma, eles passam a reter água e sal de maneira a tentar encher as artérias, o que resulta no excesso de água no organismo, que se traduz com o aparecimento de edemas (inchaços), principalmente nas pernas.

No caso de haver uma insuficiência associada ao “coração direito”, os edemas são ainda maiores. Ou seja, além do excesso de água, o ventrículo direito não consegue fazer com que o sangue das pernas chegue aos pulmões.

Além disso, pode-se citar, entre outros sintomas de insuficiência cardíaca, aumento de peso, batimentos cardíacos mais rápidos, dificuldade para adormecer quando deitado, falta de apetite e má digestão. Outros sinais da doença incluem, ainda, sintomas como urina mais concentrada e a vontade de urinar mais vezes à noite.

Detectando a insuficiência cardíaca

Ao se constatar quaisquer destes sintomas de insuficiência cardíaca, procure um médico cardiologista para diagnosticar o problema. Só assim, será possível iniciar o quanto antes o tratamento adequado com remédios, com fisioterapia ou mesmo um transplante cardíaco – medida esta só adotada em casos extremos e terminais.

O tratamento da insuficiência cardíaca contempla a restrição de sal e água, além de medicamentos diuréticos, anti-hipertensivos e de outros com a função de aumentar a força cardíaca, como a digoxina. Além disto, é preciso controlar rigorosamente a pressão arterial.

Outra medida indicada para a prevenção e tratamento do quadro é a prática de exercícios supervisionados para a reabilitação cardíaca. Para prevenir o surgimento destes sintomas, é importante realizar atividades físicas regulares e deixar de lado uma possível alimentação rica em sal e gorduras.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Riscos cardíacos analisados ​​através dos cabelos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Coração artificial: uma alternativa à longa espera

Arritmia cardíaca tem cura, mas é preciso diagnosticar no início e começar logo o tratamento