Dieta > Nutrição

DietSensor identifica o número de calorias do que você come

Por Redação Fortíssima 04/02/2016

Você é uma daquelas pessoas desconfiadas, que reluta em acreditar nas informações nutricionais presente nos rótulos dos alimentos? Então imagine um aparelho que identifica, com precisão, o número de calorias do que você come. É essa a proposta do dietSensor, invenção criada por Astrid e Rémy Bonnasse, criadores do dispositivo.

A ideia surgiu quando o casal descobriu que sua filha tinha diabetes tipo-1 e passaria a precisar de mais controle na sua dieta. O sensor calórico ainda não está disponível no mercado, mas já desperta curiosidade.

Como funciona o dietSensor

O funcionamento dietSensor é fácil e qualquer pessoa pode operá-lo. Primeiro, você precisa baixar e instalar o aplicativo no seu celular. Depois, basta aproximar o aparelho do alimento, esperar alguns segundos e receber a notificação no celular.

Na sequência, o sensor vai pedir uma foto do alimento. Por fim, após o clique, as informações são transmitidas no visor do seu smartphone. Fácil, não é? Vale ressaltar que o dietSensor ainda não consegue analisar comidas mais complexas, como fast food, por exemplo.

Por enquanto, ainda em fase de testes e desenvolvimento, ele identifica o número de calorias em fatias de bolo, pedaços de pão ou um abacaxi. Ou seja, ainda é preciso esperar para um resultado mais completo.

O dispositivo ajuda a identificar o número de calorias de alguns alimentos. Foto: Divulgação

O dispositivo ajuda a identificar o número de calorias de alguns alimentos. Foto: Divulgação

Opte por uma alimentação equilibrada

Que o dietSensor é uma invenção inovadora ninguém duvida. Mas, para se manter saudável e em forma, você não deve levar em conta somente o número de calorias ingeridas em um alimento. É preciso optar também por uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.

Para se ter uma vida saudável, segundo a nutricionista do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica, Lorença Dalcanale, é preciso ingerir alimentos capazes de oferecer todas as substâncias necessárias para o corpo humano manter o bom funcionamento, evitar doenças, ter bem-estar e vitalidade.

Não sabe como? Lorença explica que o segredo está em seguir três pilares fundamentais de alimentação: variedade, moderação e qualidade. Confira a importância de cada um deles e aplique no seu dia a dia:

  • Variedade

Não existe um alimento que contenha todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. Portanto, é preciso variar ao máximo, para que o organismo possa absorver tudo o que precisa para se manter saudável. “Quanto mais colorido for o seu prato, maior será a gama de vitaminas e minerais que estará se ingerindo”, acrescenta Lorença.

  • Moderação

Todos os alimentos podem ser consumidos, desde que com muita moderação. É primordial uma boa distribuição entre os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e gorduras. O ideal, segundo ela, é que se adote uma distribuição de 60% de carboidratos, 10% a 15% de proteínas e, no máximo, 20% de gorduras.

  • Qualidade

Significa comer mais alimentos que contêm vitaminas, minerais e fibras, como frutas e verduras, e diminuir o consumo dos que possuem calorias vazias, como biscoitos, alimentos refinados e refrigerantes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!