Bem-Estar > Dia a Dia

Etiqueta online: dicas para não fazer feio na internet

Por Redação Fortíssima 04/02/2016

No Brasil, 92% dos internautas utilizam as redes sociais. De acordo com dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, feita pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, entre as preferidas estão o Facebook, o Whatsapp e o Youtube. Com tanta gente usando essas plataformas, um manual de etiqueta online cairia bem, não acha?

Até por que, assim como no contato frente a frente, o ambiente virtual pede algumas normas de conduta para você não sair pagando mico e fazendo feio por aí. Afinal, conforme define o jornalista Bruno Astuto, hoje em dia as redes sociais são como um cartão de visita.

Entre os valores a serem seguidos ele destaca distribuir elogios, resgatar valores familiares e ser otimista e protestar por interesses genuínos. Pode parecer simples, mas são cuidados que fazem toda a diferença.

Etiqueta online faz a diferença na carreira profissional.

As redes sociais exigem agilidade e a etiqueta online não deve ser deixada de lado. Foto: iStock, Getty Images

Etiqueta online é tema de livro

A etiqueta online é assunto tão buscado que já virou tema de livro. Em Etiqueta 3.0, escrito por Ligia Marques e Hegel Vieira Aguiar, os autores trazem dicas e exemplos para todos aqueles que contam com perfil nas redes sociais e se preocupam em manter um relacionamento cordial com as pessoas.

Segundo eles afirmam na obra, o código de conduta das mídias sociais sugere que o usuário seja autêntico e transparente. No entanto, quando mal interpretado esse conselho pode dar origem a postagens totalmente inadequadas.

“As mídias sociais estão à disposição de todos, mas para evitar cometer gafes cibernéticas e sofrer críticas mais severas ou perder seus seguidores, seus amigos ou talvez até seu emprego, procure ouvir, informar-se, conhecer, perguntar e tirar dúvidas”, completam.

Entre os ensinamentos que podem ser levados para o seu dia a dia digital são:

  • Não abuse do internetês
  • Não aceite qualquer um como seu amigo no Facebook, só para dar uma de popstar
  • Evite enviar solicitações de jogos repetidas vezes
  • Fique longe das correntes, especialmente sem a permissão dos amigos para que sejam marcados
  • Deixe o bate-papo para ferramentas criadas para isso e não para o Twitter

Etiqueta online também no trabalho

Algumas dessas dicas valem também para o ambiente corporativo, mas usar as redes sociais a trabalho exige alguns cuidados específicos. Primeiro, porque a relação é diferente. Não se trata de amigos, mas sim de clientes e colegas.

Ao contrário de uma amizade, onde um erro ou um descontrole pode ser corrigido com um pedido de desculpas, no trabalho, por mais que haja retratação, o estrago já foi feito. Atitudes impulsivas e impensadas podem resultar na perda de clientes.

Nesses casos, o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP) recomenda ter bom senso, educação, tolerância e simpatia no trato com o cliente nas redes sociais.

O segredo é responder rápido e mostrar interesse em atender. As redes sociais exigem agilidade. Mas essa rapidez não pode representar frieza. O consumidor quer ser tratado como único.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!