Que tal sair um pouco da rotina e aproveitar seu tempo livre para curtir momentos de mais liberdade, contato com a natureza e uma descarga de adrenalina? É esse o conjunto de sensações mais comum para quem pratica a tirolesa.
Para quem não tem medo de altura, é só se jogar, sentir o vento batendo no rosto e aquele arrepio na espinha. Técnica utilizada para deslocar pessoas entre dois pontos, a tirolesa necessita de um cabo de aço ou corda para ligar os locais.
Para tornar a viagem ainda mais emocionante, normalmente um lado é mais alto que o outro, o que garante uma velocidade maior. Mas se hoje em dia ela é vista como um esporte de aventura e usada para transporte de pessoas, nem sempre foi assim.
Na região de Tirol – que dá origem ao nome da técnica -, na Áustria, ela era utilizada para a travessia de animais e transporte de alimentos e equipamentos durante as grandes guerras.
Pratique tirolesa com segurança
Consolidada como um esporte de aventura do Brasil, a tirolesa exige cuidados e normas de seguranças, assim como qualquer outra modalidade radical. Ficou interessado? Confira algumas dicas da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) para a prática segura da modalidade:
- Contrate serviços de empresas que possuam Sistema de Gestão da Segurança (SGS) e dê preferência as que mantêm um certificado para esta atividade. Isso assegura que ela cumpre as normas técnicas necessárias
- Verifique sempre se o parque ou a operadora que oferece a atividade segue as normas de segurança. O uso do capacete é obrigatório e quem opera o equipamento deve ser qualificado
- Certifique-se de que os equipamentos estejam em bom estado de conservação. Questione equipamentos sujos, mal cheirosos ou visivelmente desgastados
- Prenda seus cabelos com cuidado dentro do capacete, para evitar que eles se enrosquem na roldana. Além disso, mantenha as mãos distantes do cabo de aço durante o deslocamento.
- Fique atento ao cinto de segurança, que deve manter você preso durante a prática, evite malabarismos desnecessários e ficar de cabeça para baixo
- Não ignore ps avisos do instrutor.
Hora de voar
Conhecidas as normas de segurança para prática do esporte, é chegada a hora de voar. Descubra quatro lugares no Brasil ideais para se divertir com a tirolesa e aproveite para escolher o seu próximo destino de férias:
Tirolesa Voadora
Localizada na cidade de Socorro, interior de São Paulo, a Tirolesa Voadora possui um quilômetro de extensão. O seu nome tem orgiem na posição do aventureiro, que vai de bruços. O seu ponto mais alto é de 140 metros de altura – uma descida e tanto.
Tirolesa do Engenho Eco Park
A tirolesa do Engenho Eco Park fica em Florianópolis e é conhecida como a mais radical do país. Apesar dos apenas 650 metros de extensão, ela fica a uma distância de 220 metros do chão e atinge uma velocidade de até 120 km/h.
Tirolesa do Morro de São Paulo
Ideal no verão, a tirolesa do Morro de São Paulo é para quem quer sentir a adrenalina e ainda se refrescar nas águas cristalinas da Primeira Praia. Localizada no município de Tinharé, na Bahia, a travessia tem 340 metros de comprimento e uma altura de 70 metros.
Tirolesa Voo do Gavião
A tirolesa Voo do Gavião fica na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e tem como principal diferencial a sua vista. Em seu percurso, o praticante pode contemplar boa parte da geografia da região, rica em morros e serras. São 850 metros de extensão, a 100 metros de altura, para se deliciar com a paisagem.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!