Clínica Geral > Saúde

Conjuntivite de verão: aprenda como se prevenir

Por Redação Fortíssima 20/02/2016

A temporada mais quente do ano é tempo para relaxar em piscina, praia ou aproveitar um churrasco ao ar livre. As pessoas muitas vezes usam óculos escuros para proteger os olhos da luminosidade, mas isso pode não ser suficiente para uma infecção ocular comum nesses meses: a conjuntivite de verão.

Conjuntivite é mais comum na primavera e no verão

A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva do olho, camada transparente e fina que cobre a parte branca do olho e o interior das pálpebras. Se algo irrita essa camada, seus olhos podem ficar vermelhos e inchados. A pessoa muitas vezes sente uma coceira ou um ardor nos olhos, visão turva ou aumento da sensibilidade à luz (fotofobia).

Conjuntivite de verão

A conjuntivite é uma doença muito contagiosa, de transmissão ainda mais fácil no verão. Foto: iStock, Getty Images

A causa mais comum de irritação dessa camada são os alérgenos do ambiente, que incluem poluição do ar, fumo e o pólen de árvores. Além disso, outras razões comuns são perfumes, cosméticos e maquiagem, que resultam em uma conjuntivite alérgica. É possível ainda que o pó de construção presente em ambientes urbanos contribua.

Há ainda a conjuntivite papilar gigante. Essa ocorre mais comumente em usuários de lentes de contato. Ela resulta de uma reação alérgica decorrente de uma lente de contato suja ou mal higienizada.

Geralmente a conjuntivite é mais comum no verão. Isso ocorre porque há um aumento de temperaturas, que favorece o crescimento bacteriano. É bastante contagiosa e pode se espalhar de pessoa para pessoa através do contato, incluindo mãos contaminadas, tolhas, lenços e maquiagem dos olhos.

Como tratar e prevenir a conjuntivite de verão

Segundo um estudo do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade de Wisconsin, a conjuntivite viral geralmente não requer tratamento. Já a conjuntivite bacteriana pode ser amenizada com antibióticos tópicos, que diminuem sua duração e permitem um retorno mais rápido para escola ou trabalho.

É importante ainda manter-se bem hidratado, bebendo cerca de oito copos de água por dia. Além disso, coma alimentos ricos em cereais e folhas verdes, que sãos bons para os olhos. Um corpo bem descansado com uma boa noite de sono também pode resultar em olhos saudáveis.

Topicamente é possível aplicar saquinhos de chá refrigerados sobre os olhos para ajudar a reduzir o cansaço. De todo modo, o mais importante de tudo é prevenir o problema e para isso algumas precauções simples são necessárias, principalmente nos meses de verão:

  • Evite tocar ou esfregar os olhos infectados
  • Lave os olhos com água fria várias vezes ao dia, especialmente depois de retornar de um longo dia ao ar livre
  • Evite o compartilhamento de artigos como toalhas, guardanapos, almofadas, camas e cosméticos. Esses itens podem transmitir a infecção para você ou para outras pessoas
  • Jamais use lentes de contato de qualquer outra pessoa
  • Não nade sem óculos
  • Lave as mãos antes e depois de usar colírios e pomadas
  • Não aplique pomadas ou gotas utilizadas em olhos infectados em um olho não infectado
  • Evite a interação direta com pessoas que têm conjuntivite, até sua cura
  • Não toque nem aperte as mãos de pessoas infectadas
  • Lave as mãos regularmente.

E aí, tirou suas dúvidas sobre a conjuntivite de verão? Deixe um comentário com a sua opinião! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!