Amor e Sexo > Relacionamento

Evite que a falta de dinheiro afete o seu casamento

Por Redação Fortíssima 21/02/2016

Todos sabem que um casamento é feito de altos e baixos, e passar pelos momentos ruins e superar as dificuldades é o que fortalece a relação. Na prática, essa tarefa não é tão fácil, e a falta de dinheiro é um dos principais motivos de briga e até mesmo de separação.

O fator principal para resolver esses impasses é o diálogo. Manter a relação aberta e ouvir o outro é fundamental, sem julgar ou culpar o parceiro por gastos excessivos ou falta de planejamento. É importante tentar entender as necessidades e razões do cônjuge, para que juntos possam passar pela crise sem brigas e mágoas. 

Falta de dinheiro no casamento

Planejar as finanças em conjunto é fundamental para evitar desentendimentos. Foto: Shutterstock

Como lidar com a falta de dinheiro

Ao juntar as escovas de dentes, é importante saber que as dívidas de um agora são dos dois, e é preciso resolver todos os problemas como um casal. Por isso, ouvir as necessidades do outro e impor as suas opiniões são atitudes que devem ser feitas sempre com respeito. É preciso encontrar uma forma em comum para gerir os problemas.

falta de dinheiro afeta quase todas as partes do casamento, desde a obrigações para manter a casa até os momentos de lazer. Isso, muitas vezes, é motivo para desestabilizar completamente a relação. Para resolver, manter o bom senso entre as duas partes é sempre o melhor caminho.

É comum que os desentendimentos financeiros sejam causados pela diferença nos perfis do casal. Uma das partes, por exemplo, age com segurança e controle para prevenir a falta de dinheiro no futuro, enquanto o companheiro tem um perfil mais despreocupado, com gastos que o outro considera supérfluos.

Nessas situações, o bom senso é ainda mais importante para chegar a um consenso e evitar problemas de convivência. O ideal é tentar entender os motivos do cônjuge, e fazer um planejamento em conjunto para buscar uma saída intermediária, que possa favorecer as duas partes.

Se a falta de dinheiro atrapalha a relação ao ponto de dificultar o entendimento, parecendo não haver solução, o casal precisa avaliar se esse é realmente o principal conflito ou só está mascarando outras mágoas. Dialogar é sempre o melhor caminho. Juntos, é possível resolver os problemas e superar a crise muito mais rápido.

Dicas para organizar as finanças do casal

Seja por causa de dívidas, excesso de gastos, falta de dinheiro ou omissão, as discussões sobre questões financeiras são constantes no casamento, mas é preciso fazer com que esses momentos sejam de conversa e não de briga. Discutir é importante para a saúde financeira e emocional do casal, desde que seja de forma civilizada.

Outra dica para evitar que as finanças sejam motivo de desentendimento é não esconder compras ou dívidas do outro. Isso enfraquece a relação de confiança entre o casal e gera pequenos conflitos que podem desencadear brigas maiores no futuro.

A vida é conjunta, então gastos e ganhos também devem ser pensados assim. Façam um planejamento financeiro mensal juntos, colocando no papel os ganhos dos dois, os gastos em conjunto e também os gastos individuais. Assim, ambos saberão quando e quanto podem gastar com os desejos pessoais sem afetar a vida financeira do casal.

Deixe um comentário com a sua opinião! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!